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OPERAÇÃO VERÃO

Primeiro fim de semana de julho tem mais de 900 abordagens da Arcon

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/07/2017 00h00

No primeiro final de semana da Operação Verão 2017 as equipes de fiscalização da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) registraram cerca de 900 abordagens no modal rodoviário e um trânsito de mais de 10 mil pessoas pelos portos e travessias autorizados em Belém e no interior. A operação, iniciada no sábado (1º), conta com 65 servidores atuando nos locais onde há maior fluxo de passageiros no período de férias.

No transporte terrestre, o local com maior movimentação foi Apeú, em Castanhal, por conta das viagens de afretamento, seguido por Marituba, Barcarena e Acará, e pelo Terminal Rodoviário de Belém. Durante o final de semana foram abordados 925 veículos, registrados 282 autos de infração e apreendidos seis veículos de empresas regulares e dois clandestinos. Os problemas mais frequentes foram transporte de passageiro em pé, motorista não cadastrado como auxiliar e parada em local não homologado.

As equipes do modal hidroviário estiveram presentes no Terminal Hidroviário de Belém, por onde passaram três mil passageiros durante o período, no terminal de Camará, que recebeu 3,6 mil passageiros, no porto da Henvil, em Belém, onde foram registrados 268 veículos e 994 passageiros, e no porto de Igarapé-Miri, por onde circularam cerca de dois mil passageiros. Nas quatro localidades não foi registrada nenhuma notificação. Na travessia Marudá/Algodoal, por onde passaram 450 pessoas, os agentes da Arcon solicitaram à tripulação que utilizasse uniformes, dando um prazo de seis dias para a aplicação da melhoria.

Durante o mês de julho, a Agência de Regulação estará promovendo, pela primeira vez, uma grande campanha educativa direcionada aos usuários do transporte intermunicipal, esclarecendo sobre a importância de viajar apenas em veículos regulares e que possuam o selo do órgão. Além de combater o transporte clandestino, a campanha também traz informações sobre os direitos e deveres do veranista ao utilizar o transporte e elimina dúvidas sobre o serviço de transporte.

Serviço: Denúncias e pedidos de informação podem ser feitos pelo telefone 0800 091 1717, pelo e-mail ouvidoria@arcon.pa.gov.br ou diretamente no plantão dos pontos de atendimento da Arcon nos terminais rodoviário e hidroviário. A população também pode repassar informações para o número (91) 98887-6148, que é WhatsApp.