Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACOLHIMENTO

Região dos Carajás recebe núcleo de atendimento da Fundação ParáPaz

Unidade está localizada em Parauapebas voltada para familiares e vítimas de qualquer tipo de violência

Por Igor Oliveira (SEJU)
20/11/2019 10h03

Inauguração: governador Helder Barbalho, prefeito Darci Lermen, Ray Tavares (ParáPaz) e demais autoridades estiveram presentesDar atenção aos que estão mais vulneráveis. Esse foi o principal mote da inauguração do núcleo da Fundação ParáPaz na região dos Carajás, ocorrido na terça-feira (19), no município de Parauapebas. O governador do Estado, Helder Barbalho, e o prefeito municipal, Darci Lermen, acompanhados de demais autoridades, inauguraram e visitaram o prédio destinado ao atendimento de crianças, adolescentes, mulheres e familiares de vítimas de qualquer tipo de violência.

Além da ParáPaz, o novo espaço vai contar com serviços da Delegacia da Mulher (Deam) e Instituto Médico Legal (IML), oferecendo acolhimento desde a coleta de depoimentos a encaminhamentos para atendimento médico, policial e pericial.

Além da Fundação ParáPaz, espaço vai contar com serviços e atendimento da Delegacia da Mulher e Instituto Médico Legal"Esta nova unidade vai possibilitar que diversos órgãos do governo do Estado e o governo municipal possam atuar de maneira integrada para servir à população. Parauapebas é um município com crescimento extraordinário, por isso é preciso investir na construção social para que esse crescimento seja com sustentabilidade e, acima de tudo, com qualidade para a vida das pessoas”, destacou Helder. 

A presidente do ParáPaz, Ray Tavares, lembrou o objetivo principal de todos os servidores do programa. "Devemos elaborar e implementar políticas públicas para atender aqueles que estão em situação de vulnerabilidade, especialmente, crianças, adolescentes e mulheres. Para isso, é preciso que todos tenham um olhar muito sensível à causa. Foi com esse princípio que chegamos aqui", enfatiza. 

A dona de casa Roseli Ferreira foi uma das pessoas da região que aproveitou os serviços ofertadosDurante o evento, foram oferecidos serviços de embelezamento e emissão de documentos, além propiciar um espaço para o lazer das crianças. A dona de casa Roseli Ferreira disse que já conhecia o trabalho do Parápaz e quis ver de perto a nova unidade. “Já havia feito um teste médico em uma ação do programa. Agora, fiz tratamento estético para rosto e sobrancelhas. É um trabalho muito bom, todos são atenciosos. O prédio novo vai ajudar o povo da cidade”.   

O prefeito da cidade lembrou que as obras estavam paradas desde 2014 e contou com investimento do Estado para serem finalizadas.

"Com isso, o governo retoma projetos sociais e escolhe o lado de quem mais precisa de ajuda. A nova unidade do Parapaz é mais do que tijolo e cimento, é um espaço humano" - Prefeito de Parauapebas, Darci Lermen. 

ParáPaz – Parauapebas é o oitavo município do interior a receber o programa. Outras cidades beneficiadas são Altamira, Paragominas, Tucuruí, Santarém, Bragança, Breves e Marabá. Na Região Metropolitana de Belém, os serviços estão disponíveis na Santa Casa de Misericórdia, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Deaca, em Ananindeua.