Terminal Hidroviário deve receber cerca de 9 mil usuários no feriado

Cidades do Marajó devem ser os destinados mais procurados, como Soure, Salvaterra e Camará

13/11/2019 12h13 - Atualizada em 14/11/2019 09h12
Por Bruno Magno (CPH)

Os municípios do arquipélago do Marajó devem ser os destinos mais procurados pelos belenenses que vão aproveitar o feriado prolongado de Proclamação da República nesta sexta-feira (15) via Terminal Hidroviário de Belém (THB). A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), que administra o local, estima que nove mil usuários devam passar pelo terminal nos próximos dias.

No feriado de Proclamação da República do ano passado, 8.850 pessoas passaram pelo THB entre os dias 15 e 18 de novembro (quinta-feira a domingo). Este ano, a CPH estima que nove mil pessoas passem pelo espaço entre sexta-feira (15) e domingo (17). A exemplo de 2018, os municípios da ilha do Marajó, como Soure, Salvaterra e Camará, nordeste paraense, devem ser os lugares mais procurados pelos belenenses.

Viagens – O terminal hidroviário opera com oito linhas hidroviárias, sendo seis intermunicipais e duas interestaduais. As linhas intermunicipais fazem o trajeto Belém-Barcarena (São Francisco)-Belém; Belém-Camará-Belém; Belém-Soure/Salvaterra-Belém; Belém-Cachoeira do Arari-Belém; Belém-Santa Cruz do Arari-Belém; Belém-Ponta de Pedras-Belém e Belém-Mocajuba- Belém. Já as interestaduais operam o percurso Belém-Macapá-Belém e Belém-Manaus-Belém.

Essas linhas abrangem ainda 20 localidades entre os estados do Pará, Amapá e Amazonas. São elas: Almeirim-PA, Belém-PA, Barcarena-PA, Breves-PA, Cachoeira do Arari-PA, Camará-PA, Gurupá-PA, Itacoatiara-AM, Juruti-PA, Macapá-AP, Manaus-AM, Mocajuba-PA, Monte alegre-PA, Óbidos-PA, Parintins-AM, Ponta de Pedras-PA, Prainha-PA, Salvaterra-PA, Santa Cruz do Arari-PA, Santarém-PA e Soure-PA.

O Terminal Hidroviário de Belém funciona todos os dias da semana, das 6h às 20h. Ao todo, 21 embarcações atendem as linhas, que são oferecidas por 11 empresas de navegação. 

Veja aqui horários de viagens.