Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LITERATURA

Clássicos da literatura atraem público infantojuvenil na Festa Literária de Santarém

Pais e filhos tiveram a oportunidade de recordar e se encantar com os grandes clássicos da literatura infantojuvenil

Por Ailson Braga (IOE)
12/11/2019 13h21

Contador Francisco Ergon encanta crianças com histórias do Pinóquio, Alice no País das Maravilhas e Peter PanPresente na Festa Literária de Santarém, o projeto Portal do Conhecimento promove um espaço lúdico com atividades de pintura e contação de histórias no estande da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa). Na segunda-feira (11), o público infantil foi recebido com narrativas conduzidas por Francisco Egon, profissional que atua há 16 anos na área. Pais e filhos tiveram a oportunidade de recordar e se encantar com os grandes clássicos da literatura infantojuvenil, como o Pinóquio, Alice no País das Maravilhas e Peter Pan.

“A contação de história é uma arte. Nessa perspectiva, ela tem uma técnica própria, uma essência de arte com a palavra. Desenvolvemos com as crianças e até mesmo com a participação de alguns pais. Não é um trabalho com caracterização de personagem, mas há um avivamento dessa narrativa. Vamos levar essa atividade até o fim do evento”, ressalta o contador.  

Para Egon, mais do que hábito, a leitura deve ser encarada como uma necessidade, porque a vida é mais completa quando o indivíduo tem acesso aos livros. “No meu trabalho didático, eu defendo que esse seja um momento vivo emocionalmente e isso é mais do que ser lúdico. Conseguir transmitir emoções, a fantasia e a fabulação, significa lidar com todos esses sentimentos ao mesmo tempo. É muito bom realizar esse trabalho de uma forma em que as crianças se espantem, emocionem-se e vivam todos esses sentimentos. Os pais precisam participar e incentivar, pois isso torna as experiências de vida mais completas”, conclui.

Portal do Conhecimento – A contação de histórias faz parte da programação do projeto que pretende fomentar, apoiar e ampliar ações que promovam a leitura. A iniciativa conta também com atividades nas escolas, centros comunitários e em hospitais, valorizando o conhecimento. O Portal também arrecada livros e promove a doação do material, levando cidadania para grupos que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Com colaboração de Weldon Luciano Reis Gonçalves