Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FESTA LITERÁRIA

Imprensa Oficial promove doação de livros em Santarém

O ponto de coleta da campanha está localizado no estande da Ioepa dentro da Feira

Por Ailson Braga (IOE)
12/11/2019 11h21

A campanha de doação e arrecadação de livros promovida pela Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) chega à Festa Literária de Santarém. Além de comprar livros novos nos estandes, no Espaço "Pérola do Tapajós", o público pode doar aqueles livros que por ventura não utilizem mais, proporcionando a oportunidade de outros leitores terem acesso a essas obras. O ponto de coleta da campanha está localizado no estande da Ioepa.

A iniciativa, realizada desde 2009, teve início com o projeto “Livro Solidário”, que foi ampliado e virou “Portal do Conhecimento”. De acordo com os organizadores, as ações na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes já arrecadaram mais de 200 livros pelos municípios por onde passou.

“Incentivamos a participação da sociedade civil nessa ação do Estado em levar a cultura do livro até as comunidades e escolas. O objetivo é atender principalmente jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social. Encaminhamos esses livros para atender as solicitações que a gente recebe e abrimos espaços de leitura com essas doações. É uma grande ação com participação da sociedade promovendo cidadania”. Ellana Silva, coordenadora do projeto. 

Rede de apoio - A função do Portal do Conhecimento nesse cenário é fomentar, apoiar, valorizar e ampliar, cada vez mais, essas ações que já existem nessas redes comunitárias, levando a promoção da leitura com atividades nas escolas, centros comunitários e até mesmo hospitais, valorizando o conhecimento. 

Os livros doados passam por uma triagem, onde os que não puderem ser reaproveitados serão encaminhados para a reciclagem e os que estiverem em condições de uso serão repassados para as bibliotecas atendidas pelo projeto. “Quem tiver algum livro em casa e quiser participar pode trazer esse livro ao estande. Esse é o momento e a gente conta muito com essa participação do povo de Santarém”, concluiu Ellana Silva.     

Nas escolas - O Portal do Conhecimento também estará em escolas da rede estadual de ensino. Na ocasião, um autor deve visitar o educandário e interagir com o público falando de suas obras, referências e inspirações. A primeira visita acontece nesta terça-feira (12) na escola Wilson Fonseca, no bairro Nova República, com a participação da escritora Márcia Kambeba.  No dia 13 de novembro, será a vez do Colégio Álvaro Adolfo, no bairro Santa Clara, com a participação da escritora Wanda Monteiro. No dia 14, a escritora Terezinha Amorim será a homenageada, na escola Aluízio Lopes, no bairro Maracanã.

Com colaboração de Weldon Luciano Reis Gonçalves