Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JEJS

Delegação paraense recebe uniforme oficial para disputar Jogos Estudantis

Os Jogos são uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro e organizados nos estados brasileiros pelas Secretarias Estaduais de Educação.

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
11/11/2019 17h49

O governador Helder Barbalho entregou, na tarde desta segunda-feira (11) o uniforme oficial da delegação paraense que vai disputar os Jogos Estudantis da Juventude (Jejs) e os Jogos Paralímpicos Estudantis 2019. A delegação é composta por estudantes de escolas públicas e privadas, além de técnicos, fisioterapeutas, auxiliares e equipe do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 

O governador, acompanhado da primeira-dama do estado, Daniela Barbalho, e da secretária de estado de educação, Leila Freire, entregou o uniforme a cada um dos estudantes presentes à cerimônia. Na ocasião, destacou a felicidade de poder incentivar a educação por meio do esporte.

“É uma honra ver que o nosso governo está sendo sensível com essa política de inclusão tão essencial para descobrir talentos e motivar nossos jovens no esporte”, destacou Helder.

O uniforme tem o patrocínio do Banco do Estado do Pará (Banpará). É composto por uma jaqueta, do tipo agasalho, e a calça no padrão do Comitê Olímpico. Além disso, a Seduc apoia os atletas, garantindo o deslocamento de toda a delegação. “Temos muitas perspectivas de medalhas, inclusive de ouro, mas o mais importante é garantir uma competição saudável entre os nossos atletas”, destaca a secretária Leila Freire.

Este ano, a delegação paraense é composta por 250 atletas dos Jejs e 75 dos Jogos Paralímpicos que vão disputar em mais de 10 modalidades esportivas. São estudantes de diversos municípios do Pará que têm em comum a paixão pelo esporte. É o caso das alunas Paula Silva, Beatriz Farias e Vanussa Brabo, que representar o Pará na ginástica rítmica. As estudantes garantem que estão preparadas e confiantes de alcançar um bom resultado nos Jejs. “O esporte é parte da minha vida, estou muito ansiosa”, diz Paula.

A ansiedade é a mesma entre os atletas da equipe paralímpica. A estudante da Escola Estadual Marilda Nunes, Hemyly Clayane, é cadeirante e já vai disputar os Jogos pela terceira vez. “Treino bastante para aprimorar meu desempenho. Meu sonho é trazer medalha pro meu Estado”, afirma. O Pará ocupa a quarta melhor posição no quadro de medalhas entre os estados brasileiros.

Hemilly Clayane está na expectativa de garantir bons resultados.

Os Jejs acontecem no período de 15 a 30 de novembro, em Blumenau (SC). Já os Jogos Paralímpicos, de 19 a 23 de novembro, em São Paulo.