Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Atleta do Bolsa Talento da Seel vence Corrida do Grão-Pará

Programa estimula o desenvolvimento físico, social e psicológico de atletas contemplados em modalidades olímpicas, paralímpicas e amadoras

Por Paula Portilho (EMATER)
11/11/2019 13h27

O último domingo (10) foi de vitória para Eduardo Silva que ocupou o 1° lugar do pódio da Primeira Corrida de Rua do Grão-Pará, no bairro da Cidade Velha, em Belém, em alusão ao Dia Municipal do Corredor de Rua, celebrado no próximo dia 13. O atleta é um dos contemplados no programa estadual Bolsa Talento, coordenado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Eduardo Silva, ao centroO corredor comemorou mais uma conquista importante em 2019. “É minha quarta vitória consecutiva em corridas de rua. Essa foi uma distância maior e procurei manter o ritmo para me manter entre os cinco primeiros. A partir do km 6, passei a liderar a prova e me saí muito bem, conquistando o primeiro lugar”, disse Eduardo que também foi o campeão da Corrida da Paz, do Círio (5km) e da Vida.

O percurso de 10km iniciou na frente do prédio da Prefeitura de Belém, com passagem por pontos conhecidos da capital paraense como a Escadinha do Cais do Porto, Estação das Docas, Ver-o-Peso, Forte do Presépio, Catedral Metropolitana de Belém, entre outros. 

Este ano foi bastante produtivo para o atleta. Em Macapá, no Campeonato Caixa de Atletismo, Eduardo foi medalha de ouro na prova dos 1.500m e nos 800m. Em Recife, no Campeonato Norte/Nordeste, conquistou a medalha de prata também na prova de 1500m. Em Fortaleza, nos Jogos Universitários Brasileiros, foi medalha de bronze também nesta prova. E no Campeonato Estadual de Atletismo, em Belém, obteve duas medalhas de ouro, uma na prova dos 1.500m e outra nos 800m.

Eduardo foi descoberto em Tucuruí, sudeste paraense, em 2010, através de testes realizados por uma equipe do estado de São Paulo com o objetivo de revelar novos talentos. Morou por dois anos em Bragança Paulista-SP aprimorando técnicas. Em 2013, voltou para a capital paraense e passou a treinar no Estádio Olímpico do Pará/EOP, o Mangueirão, através do projeto de atletismo com a treinadora e ex-atleta Suzete Montalvão, uma parceria com a Seel, que administra o espaço.

Para Adélio Mendes, diretor do EOP, “o Mangueirão é uma praça esportiva e não apenas um estádio de futebol e sua criação atende a necessidade de fomentar o esporte em diversos níveis e modalidades, o que se justifica por esses excelentes resultados, como os de Eduardo”.

O Programa Bolsa Talento, do qual Eduardo é contemplado, foi criado pela Lei 7.119, de 31 de março de 2008 pelo Governo do Estado do Pará como forma de estimular o desenvolvimento físico, social e psicológico de atletas contemplados em modalidades olímpicas, paralímpicas e amadoras. A partir do projeto foi possível manter e aumentar o número de atletas que representam o Pará em competições regional, nacional e internacional.