Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Segunda etapa do Enem 2019 finaliza sem graves ocorrências no Pará

Ao todo, 4.869 agentes da segurança participaram da Operação Enem 2019, utilizando um total de 1.039 viaturas.

Por Laís Menezes (PC)
10/11/2019 21h11

A última fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, realizada neste domingo (10), ocorreu dentro do esperado e registrou poucas ocorrências no Pará. Os dados são do Centro Integrado de Comando (CIC), instalado nas dependências do Centro Estadual de Integrado de Inteligência (CEII), que é composto por representantes de diversos órgãos da segurança pública estadual, municipal e federal. As ações, coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, foram acompanhadas em tempo real.

Estiveram presentes no CIC representantes de diversas instituições, como Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Celpa e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além do Grupamento Aéreo e Fluvial de Segurança Pública.

A Operação Enem teve o objetivo de garantir a segurança na entrega dos malotes até os locais de prova, durante a realização do exame, dispersão dos estudantes e na logística reversa dos cartões-resposta, nos 75 municípios paraenses onde o certame foi aplicado, chegando a aproximadamente 750 locais de prova.

"O dia de aplicação da segunda prova é um dia muito intenso de trabalho para quem atua no CIC e as últimas atividades não se encerram neste domingo dia 10, nós ainda temos pela frente uma semana de trabalho, pois ao final do exame os cartões resposta são retirados das escolas e trazidos para um centro onde os malotes ficarão guardados, posteriormente seguem para as regionais, das regionais para a Capital, e de Belém sai para a empresa que fará as correções", explicou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. 

Ocorrências – Houve o registro de falta de energia elétrica em Abaetetuba, Oriximiná, Altamira, Itaituba, Ananindeua e Cametá antes da realização das provas. Em Belém, às 12h33, houve queda de energia em algumas salas do Instituto de Ensino do Pará (IEP). Às 13h28 a energia já estava restabelecida.

Durante a realização das provas, houve queda de energia na Escola Assis de Jesus Barros, no bairro da Sacramenta, em Belém, que foi rapidamente restabelecida, o motivo teria sido uma vegetação que tocou na rede devido a forte chuva. A energia também teve queda e logo foi restabelecida em escolas nos municípios de Redenção e Santana do Araguaia.

Foi registrado um acidente de trânsito, envolvendo um caminhão que carregava seixo e perdeu o freio, no km 15 da BR 316, vindo a colidir com três veículos e outro caminhão. Um dos veículos era de uma equipe do Detran, que trabalhava na Operação Enem. Dois agentes ficaram feridos e foram encaminhados a hospitais.

Três veículos de candidatos foram arrombados às proximidades da Escola Lauro Sodré, no bairro do Marco. O policiamento foi intensificado no local.

Para o coordenador do Centro Integrado de Comando no Pará, coronel Alexandre Mascarenhas, a segunda fase da operação foi concluída com sucesso. “Todo o planejamento foi colocado em prática e tudo correu bem conforme o esperado, não recebemos nenhuma comunicação de tentativa de fraude, nesta segunda etapa, o que é muito positivo. Os incidentes que mais registramos foi a falta de energia, mas nenhuma situação chegou a comprometer a realização das provas”, avaliou.

No Pará, são 64 os pontos onde os cartões-resposta ficarão guardados, entre unidades dos Correios e quartéis do Exército. A operação teve início no Estado ainda no final de setembro.

Exame – Os participantes do Enem 2019 tiveram 5 horas para concluir a avaliação neste domingo, com 90 questões, que abrangem as áreas de exatas e biológicas. Foram mais de 5 milhões de provas, distribuídas para 10.133 locais de aplicação, em 1.727 municípios brasileiros, segundo o Inep.