Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUSTIÇA SOCIAL

Projeto pioneiro envolve universitários, socioeducandos e comunidade

Por Nailana Thiely (UEPA)
08/11/2019 17h23

Com o objetivo de promover a construção de uma cultura de paz e justiça social, por meio de atividades artísticas, culturais e esportivas, integradas entre universidade, comunidade e socioeducandos, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) lançam na próxima terça-feira (12) o Projeto Inovart na Socioeducação, com atividades gratuitas ao público, no Campus III (Educação Física) da Universidade, em Belém.

A programação será iniciada pela manhã com um Festival Cultural e Esportivo, que inclui oficina de violão, aulão de dança, jogos de mesa, futsal, corrida, apresentações culturais e uma feira com a produção artesanal de socioeducandos da Fasepa. A programação é totalmente gratuita, sem restrição de participação. À tarde, haverá a formalização do projeto com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Uepa e Fasepa, seguida de apresentação cultural de rap por um socioeducando da Fasepa, e da palestra “Atitude Cooperativa no Processo Educacional”, com o educador físico e especialista em Gestão Empresarial e Gestão Pública, Lucílio Otávio Nery.

A Uepa ingressa no espaço socioeducativo para contribuir com o processo de socializaçãoSegundo o diretor de Apoio à Extensão da Uepa, Osvando Alves, o projeto é inovador pela participação da universidade em uma instância maior que a da pesquisa por observação. “É comum que as universidades entrem nos espaços socioeducativos e de ressocialização para pesquisar, para aplicar questionários, sem que necessariamente devolvam resultados, sem que contribuam efetivamente no trabalho dos monitores, dos educadores e na vida dos internos. O pioneirismo deste trabalho está nessa diferença: a Uepa está ingressando no espaço socioeducativo propondo contribuir mais ativamente com o processo de socialização. A pesquisa e as publicações são consequências do trabalho, não nossa prioridade”, enfatizou o diretor.

Esporte e música - O projeto pretende atender, inicialmente, socioeducandos da Região Metropolitana de Belém, e depois seguir para municípios onde há campus da Uepa e unidades da Fasepa. Neste primeiro momento, o “Inovart na Socioeducação” conta com a participação de cinco professores e 10 estagiários, das áreas de Educação Física, Ciências Sociais e Música. O projeto ofertará oficinas de esportes, com a formação de equipes de futebol de campo, vôlei e futebol de salão, entre outras modalidades. Na área de música, as oficinas serão de violão, teclado, percussão, flauta e canto, com atividades programadas já para este mês.

Erika Rocha, assessora técnica do Núcleo de Planejamento e Projetos da Fasepa, informou que o objetivo do projeto é promover ações articuladas no atendimento socioeducativo e efetivar a garantia de direitos  ao esporte, cultura, lazer e convivência comunitária dos socioeducandos, conforme  os princípios elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). "O festival Cultural e Esportivo foi pensado como instrumento de integração social dos socioeducandos e seus familiares  com a  comunidade acadêmica e do entorno do campus, visando estimular o interesse de participação dos discentes no projeto e a redução dos estigmas que envolvem e separam o adolescente em conflito com a lei de sua comunidade", ressaltou.

O projeto se alia à lógica do Programa Territórios pela Paz, do Governo do Pará, fomentando ações sociais integradas entre universidade e comunidade na construção de paz e justiça social.

Programação de lançamento do Projeto “Inovart na Socioeducação”

Local: Campus III da Uepa - Educação Física (Avenida João Paulo II, nº 817, bairro do Marco). Dia 12/11/2019

Manhã

7h45 – Caminhada pelos corredores do campus ao ritmo de fanfarra - Socioeducandos e Grupo de Musicalização Mestre Cláudio Santa Rosa.

8h15 – Abertura: Presidente da Fasepa e eeitor da Universidade do Estado do Pará.

8h30 - Apresentação cultural:  Banda Symphonia Ananin – Guarda Civil Municipal de Ananindeua

8h45 - Apresentação cultural: Grupo de Percussão FASEPA´RTE.

09 às 10 h - Jogo de Futsal Masculino – Fasepa/Uepa/Comunidade local.

09 às 10 h - Jogo de Futsal Feminino – Fasepa/Uepa/Comunidade local.

09 – Projeto Correndo pela Liberdade/Fasepa – (Coordenador Nilson). Local: Pista de corrida da Uepa.

09 h - Apresentação cultural (Grupo de dança).

09 h – Jogos de mesa. Local: Quadra esportiva.

09 h - Oficina de violão. Local: Brinquedoteca.

10 h - Apresentação cultural:  Madrigal da Uepa.

10h30 - Aulão de Dança

8 às 12 h - Exposição da Feira de produção dos socioeducandos.

11h30 – Encerramento das atividades/Banda Symphonia Ananin – Guarda Civil Municipal de Ananindeua.

Tarde

14 h – Credenciamento.

14h30 - Abertura: Presidente da Fasepa e reitor da Universidade do Estado do Pará.

15 h - Exposição do projeto pela coordenação-geral: Diretor de apoio à Extensão, Osvando Alves (Uepa).

15h30 - Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica Uepa/Fasepa

15h40 - Apresentação do socioeducando e compositor de rap (Fasepa) e convidados.

16 h – Palestra “Atitude Cooperativa no Processo Educacional”, com o especialista em Gestão Empresarial, Gestão Pública e educador físico, Lucílio Otávio Nery.

17 h – Encerramento.