Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM ANANINDEUA

Retomada das obras do PAC em residenciais reacende esperança de moradores

Governador do Estado visitou um dos residenciais que fazem parte do PAC e assumiu o compromisso de entregar o projeto completamente finalizado

Por Larissa Noguchi (SECOM)
08/11/2019 13h08

Mais de 20 mil pessoas serão beneficiadas com obras de saneamento, infraestrutura e tratamento de esgoto no conjunto habitacional Jader Barbalho, no Aurá, em Ananindeua. O Governo do Pará, através da Companhia de Habitação do Estado (Cohab), retomou as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O anúncio foi dado nesta sexta-feira (8), durante visitado do governador, Helder Barbalho, ao local, o que deixou a comunidade esperançosa com a chegada de serviços básicos, que são aguardados desde 2007.

Para a Marcelly Oliveira, professora e moradora da comunidade há 9 anos, a conclusão dessa obra representa também mais desenvolvimento para a população do Aurá. “A obra tem impacto total na comunidade pois também representa o lado social. Com urbanização e praças, as pessoas têm acesso ao lazer, a mais serviços e isso também diminui a violência, por exemplo”, ressaltou.

Os serviços estavam parados desde 2016, quando ocorreu ocupação na área da estação de tratamento de esgoto. Na época, a empresa responsável solicitou repactuação do contrato que foi extinto em julho do ano seguinte e desde então não houve novo certame licitatório para continuidade dos trabalhos.

Governador Helder Barbalho, ao centroDe acordo com a Cohab, a nova contratação ocorreu em outubro deste ano, no valor global de R$ 16,2 milhões, para finalização de toda infraestrutura urbana. O projeto prevê 28,3 km² de pavimentação; 4,09 km de rede de esgoto, 3,8 km de rede de água, 2,42 km de drenagem, atendendo 814 domicílios. Está previsto também o levantamento cadastral individualizado dos lotes para dar continuidade aos serviços de Regularização Fundiária.

O governador do Estado, Helder Barbalho, reforçou durante a visita que assumiu o compromisso de entregar tudo concluído à comunidade do Aurá.

“Primeiro quero dizer da satisfação de honrar esse compromisso com a população do conjunto Jader Barbalho. Há mais de 12 anos isso aqui deveria ter sido realizado. São mais de R$ 16 milhões em investimentos do Governo Federal, que estavam parados, mas que agora serão retomados e o sonho dessas pessoas vai voltar a virar realidade”. Helder Barbalho - governador do Pará.

“É importante esclarecer que a Cohab pegou contratos antigos do PAC, inclusive este de 2017, resolveu as pendências e o processo licitatório. Hoje estamos recomeçando a obra e impendido o retorno dos recursos ao governo federal. Cerca de 40% ainda falta ser concluída”. José Scaff, presidente da Cohab.

A moradora Kátia Wanzeler, que é dona de casa, espera a melhoria do bairro há 10 anos. Com o anúncio da retomada do projeto, Kátia está confiante que a infraestrutura melhore no bairro. “Fico com mais esperança de ter melhores condições para morar, principalmente, para a gente, que precisa de saneamento aqui. Vamos confiar que agora isso vai chegar”, concluiu.

População acompanhou em peso o anúncio sobre a retomada das obras

Ouça a matéria completa: