Servidores recebem capacitação para garantir recursos na segurança pública

Treinamento, promovido pelas secretarias de segurança estadual e nacional, visa alinhamento e qualificação na área.

07/11/2019 18h34 - Atualizada em 08/11/2019 09h55
Por Laís Menezes (SEGUP)

O evento reuniu quase 50 servidores dos setores de contratos, convênios e patrimônio dos órgãos de segurança públicaA Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) estuda a viabilidade de firmar convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que deve injetar em todos os estados da federação aproximadamente 700 milhões de reais.

O valor do recurso será aplicado no reaparelhamento das forças de segurança pública dos estados e guardas municipais, como obras, aquisição de viaturas, coletes balísticos, instrumentos para a polícia científica ou perícia. As novas aquisições vão possibilitar a melhor atuação das policias nas ruas, prezando pela diminuição da violência e da criminalidade.

John Férrer, coordenador-geral de convênios de contratos de repasse da Senasp, foi um dos palestrantesPara que o convênio se concretize, é necessário que as secretarias apresentem aptidão nas propostas, pois somente assim é garantido o direcionamento dos recursos. Pensando nisto, em torno de 50 servidores que atuam nos setores de contratos, convênios e patrimônio dos órgãos da segurança pública do Estado, recebem, nesta quinta-feira (7), no auditório da Secretaria da Fazenda do Pará, um treinamento para alinhamento e qualificação na área, promovido em parceria entre as secretarias de segurança estadual e nacional.

“A Senasp realiza essa visita para que alguns convênios possam ser discutidos e possamos alinhar as demandas aos requisitos e procedimentos que são adotados. Esse treinamento objetiva melhorar o entendimento de como funciona o convênio, como tem que ser feita a captação dos recursos, execução e posteriormente a prestação de contas, para que não haja problemas com as comprovações”, explicou o secretário de segurança pública, Ualame Machado.O secretário Ualame Machado disse que a Senasp busca alinhar as demandas aos requisitos e procedimentos adotados

A programação, que será estendida até sexta-feira (8), para abranger servidores da guarda municipal de Belém, Ananindeua e Marituba, conta com palestras sobre o panorama de convênios e contratos do Pará; aspectos relevantes de acompanhamento e fiscalização de convênios; e de prestação de contas.

“A partir de alguns estudos, percebemos a necessidade de abraçar o conveniado, trocar informações, esclarecer sobre o melhor interesse dos contratos e convênios que temos celebrado hoje, bem como os próximos que estaremos celebrando. Verificamos essa necessidade de nos aproximarmos, ao invés de ter um contato somente por documentos formais, buscando um melhor alinhamento”, afirmou o coordenador-geral de convênios de contratos de repasse da Senasp, John Férrer.

A programação também é destinada a servidores da Guarda Municipal de Belém, Ananindeua e MaritubaO treinamento agora recebido pelos servidores paraenses, já passou por Roraima, Amapá e Rio de Janeiro. Também participam das palestras o coordenador de acompanhamento e fiscalização da Senasp, Raúl Sales, e o coordenador de prestação de contas da Senasp, Cleiton Pereira.