Seaster entrega certificados de qualificação profissional em Belém
O auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (Ciic) foi o espaço escolhido para a cerimônia de certificação dos 54 concluintes dos cursos de qualificação de estética e maquiagem, cabeleireiro e mecânica de autos promovidos pelo Projeto Qualifica Pará no âmbito do Plano Estadual de Qualificação Social e Profissional. O evento ocorreu na última quinta-feira (6) e teve a participação do secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Everson Costa.
Fundamentada nas diretrizes e prioridades do Governo do Pará em promover a melhoria socioeconômica da população paraense, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) assegura o compromisso de combate à pobreza e ao desemprego associado a diversas ações, entre elas, o Projeto Qualifica Pará, que tem como objetivo a qualificação social e profissional.
Everson Costa pontuou a importância da qualificação para os trabalhadores ingressarem no mercado de trabalho, assim como o cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine). “É importante que todos vocês valorizem esse momento, que é uma conquista de cada um e que será fundamental para o ingresso no mercado de trabalho, mas também peço que se cadastrem no Sistema Nacional de Emprego, política pública capaz de melhorar este cenário econômico que temos hoje porque é a agência pública de empregos”, explicou.
“Esta secretaria atendeu 1.480 trabalhadores, a partir de 18 anos, em 24 municípios de nosso Estado, com o propósito de fomentar renda e ocupação para aquelas pessoas que se engajam e procuram novos caminhos, dentro das dificuldades, para poder alcançar seus objetivos pessoais”, declarou o diretor de Qualificação Profissional e Empreendedorismo, Charles Tuma.
Além da qualificação profissional, a secretaria pretende estimular o empreendedorismo nos concluintes do curso, uma vez que, mesmo em tempos de crise, existem oportunidades para empreender e promover o crescimento econômico do pais. A proposta do curso é fazer com que eles repensem as atitudes e criem novos hábitos. Pretende-se, assim, aguçar a criatividade para que eles criem novos produtos e serviços.
O curso foi ministrado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Abradesa), que já qualificou mais de 50 mil trabalhadores em diversos programas. “O curso incentiva os trabalhadores a realizar os seus sonhos”, disse a coordenadora do projeto, Edinelma Chagas, frisando que a capacitação deve ser uma busca continuada para a qualificação profissional. “Temos que ser profissionais. Isso é apenas o início de uma longa caminhada”, opinou.
Profissionais alinhados às novas tendências de mercado e dispostos a se manterem sempre atualizados e preparados para oferecer visões estratégicas ao negócio é o que o mercado procura. “A qualificação profissional ajuda o trabalhador a conquistar maior destaque e oportunidade na carreira”, explicou o gerente do Sine de Belém, César Marba. Estar atualizado e preparado para lidar com novas ideias e conceitos que o mercado exige faz toda a diferença e mantém a capacidade de ocupar um bom cargo ou conquistar novas oportunidades.
A expectativa para os educandos concluintes dos cursos de qualificação é a inserção no mercado de trabalho e também buscar novas qualificações para que possam estar aptos para abrir o próprio negócio. “Pretendo me aprimorar mais para que eu consiga trabalhar no ramo e, quem sabe, abrir meu próprio negócio”, disse Joyce Oliva, que concluiu o curso de estética e maquiagem. “Espero conseguir um bom emprego, porque fiz um bom curso e me sinto qualificado para uma vaga de emprego”, almejou o concluinte do curso de mecânica de autos, Vinicius Matheus Barata.