Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIVERSIDADE

Campanha voltada ao público LGBT acontece em São Caetano

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/07/2017 00h00

São Caetano de Odivelas, região nordeste do Pará, recebeu a campanha “Diversidade: Respeito Não Tem Gênero”, realizada pela Gerência de Proteção à Livre Orientação Sexual (GLOS), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de 7 a 9 deste mês. Temas ligados à população LGBT, como identidade de gênero, nome social e segurança foram discutidos. A campanha foi realizada em conjunto com o projeto Cidadania, que promove emissão gratuita de documentos como RG e CPF para a população.

De acordo com o Gerente  de Proteção à Livre Orientação Sexual (GLOS), Beto Paes, a campanha iniciou com a apresentação de dois vídeos e a emissão de documentos para o público LGBT através do Ação Cidadania. “Na sexta-feira fizemos uma reunião com o Grupo Diversidade Odivelense e exibimos vídeos da campanha ‘Diversidade: Respeito Não Tem Gênero’. No sábado de manhã, através do Projeto ‘Ação Cidadania’, nós realizamos a emissão de identidade, certidão de nascimento, foto 3x4, cartão do SUS, carteira de nome social. Também fizemos assessoria jurídica, testes de hepatite, HIV, sífilis, e glicemia. Atendemos em torno de 500 pessoas”, enumerou.

Beto também conta que houve uma roda de conversa para debater temas importantes para a população LGBT e contou com a participação de um técnico da Polícia Militar. “Pela parte da tarde fizemos uma roda de conversa, onde eu apresentei a cartilha da campanha e entramos em discussões sobre alguns termos, como identidade de gênero, sexual, sobre conhecimento de alguns marcos legais do estado do Pará, como a própria carteira de nome social. Convidamos a Polícia Militar e apresentamos as dificuldades da população LGBT no âmbito da segurança pública. Foi bem interessante o bate-papo.”

A campanha em São Caetano de Odivelas encerrou neste domingo (9), com a realização da Parada Gay, cujo tema foi: ‘Diversidade: Respeito Não Tem Gênero’. Houve distribuição de material da campanha e preservativos e discursos de lideranças de movimentos LGBT de Vigia e Curuçá. Cerca de duas mil pessoas participaram da Parada, que terminou por volta de meia-noite.