Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Hospital Regional em Santarém lança campanha para incentivar doação de sangue

Com o tema “Você ainda tem tempo para salvar vidas”, a meta é conseguir 90 bolsas

Por Karla Lima (HRBA)
01/11/2019 16h36

A campanha estimula doações para repor estoque da Fundação HemopaO Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (oeste do Pará), lança a terceira etapa de sua campanha de doação de sangue. Com o tema “Você ainda tem tempo para salvar vidas”, a Agência Transfusional do HRBA incentivará as doações, na terça e quarta-feira (5 e 06), em busca da meta de coletar 90 bolsas de sangue.

As doações serão destinadas à reposição do estoque da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A campanha é realizada há sete anos pela unidade, que pertence à rede de unidades de saúde do Governo do Pará.

As bolsas serão coletadas no próprio hospital, estimulando a doação entre funcionários, acompanhantes, visitantes e demais interessados. Na terça-feira (5), as coletas serão realizadas das 14 às 18 h, na sala de Anatomia. No mesmo dia, às 16h30, será feita uma “blitz educativa”, em frente ao Hospital, para sensibilizar motoristas e pedestres que passarem pelo local. Já na quarta-feira (06), a programação prevê coletas das 8 às 17h30.

Em 2018, o Hospital Regional de Santarém utilizou, em média, 430 bolsas de sangue por mês. O consumo aumentou, principalmente, por conta do início do Programa de Cirurgia Cardíaca da unidade. Cada procedimento exige no mínimo 15 bolsas.

Critérios - Para ser um doar é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial de identidade com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

O doador não pode estar em jejum, nem ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem o procedimento. Também deve estar em repouso por no mínimo seis horas, não fumar pelo menos duas horas antes e depois da doação, e não ingerir alimentos gordurosos.

Não pode doar sangue quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou que estejam amamentando, e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS (vírus HIV), hepatite, sífilis e doença de chagas. Os homens podem realizar até quatro doações por ano, e as mulheres, três.