Operação integrada garante quinzena do Círio mais segura que em 2018
O Centro Integrado de Comando, instalado no Centro Social de Nazaré, garantiu o apoio tecnológico às ações de segurançaO principal resultado da Operação Círio 2019 foi a redução de 100% no crime de latrocínio e 50% nos crimes de homicídio e roubo, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgados nesta quarta-feira (30). A análise foi feita ao comparar os períodos, de 2018 e 2019, a partir de sexta-feira (11 de outubro), quando ocorreu a primeira romaria que conduz a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré de Belém ao município de Ananindeua (na Região Metropolitana), com o último dia da Festividade (segunda-feira, dia 28), quando foi realizado o Recírio. Os bairros analisados foram Campina, Cidade Velha e Nazaré, que estão no trajeto das romarias. A Operação Círio deste ano foi deflagrada no dia 8 de outubro e finalizada no último dia 28.
A Operação Círio foi elaborada durante reunião na Segup do Sistema de SegurançaA ação contou com um acréscimo de 38% no número de policiais militares nas ruas e a integração de agentes de segurança e outras áreas, como saúde, defesa civil, Polícia Rodoviária Federal, no Centro Integrado de Comando (CIC), instalado no Centro Social de Nazaré (CSN). Foram mobilizados quase 9 mil agentes de segurança pública.
Videomonitoramento - O Sistema de Segurança Pública intensificou os recursos tecnológicos, utilizando 73 câmeras, instaladas na Região Metropolitana de Belém, 15 a mais que em 2018. O videomonitoramento foi acompanhado pelo CIC, para que, em caso de necessidade, o agente de segurança mais próximo do local da ocorrência pudesse ser acionado mais rapidamente.
Outra medida que possibilitou a redução do índice de ocorrências foi a instalação de postos de observação por toda a extensão das procissões do Círio e Trasladação, que neste ano contaram com bombeiros e policiais militares.A operação garantiu a presença de agentes de segurança pública em todos os trajetos das romarias
O planejamento de segurança contemplou todas as romarias. Na Motorromaria, por exemplo, apenas ingressaram no pórtico de acesso ao evento pessoas usando equipamentos obrigatórios de segurança, habilitação, capacete e documentação em dia.
"Um forte incremento de segurança foi realizado com a finalidade de garantir a segurança para os paraenses e turistas que vêm do mundo inteiro conhecer o Círio, seja por meio de câmeras, policiamento e, acima de tudo, com a integração que foi concretizada entre os órgãos participantes no Centro Integrado de Comando. O resultado foi a forte redução no número de homicídios, nos bairros por onde passaram as principais romarias. Esse fato demonstra que a integração agregada à tecnologia é algo que deve ser vivenciado a partir de agora, e incrementado ainda mais nos próximos anos", ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.