Terminal Hidroviário de Santarém recebe obras de terraplanagem
Mais da metade da obra foi concluída. A expectativa é a de que até final de novembro estejam completas as etapas de terraplanagem e colocação do piso intertravado no Terminal Hidroviário de Santarém.
Com 55% das obras concluídas, o Terminal Hidroviário de Santarém, no oeste paraense, recebe a etapa de terraplanagem na área externa. Como o próprio nome já diz, o objetivo é deixar o terreno plano para corrigir irregularidades no solo. Após este processo, a área externa começará a receber o piso intertravado (paver).
"Na terraplanagem, nosso objetivo é aplainar e aterrar as áreas para nivelar o terreno a partir de estudos de topografia da área. Então, observando o futuro crescimento de passageiros do modal fluvial e considerando o o fluxo de usuários do modal hidroviário e visando possíveis integrações com o terminal hidroviário, utilizamos os referenciais de níveis topográficos da área adjacente ao terminal hidroviário, que é o estacionamento do DNIT”, explica Demétrio Hage, Gerente de Gestão Portuária da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH).
Demétrio, que é engenheiro da Companhia, explica que o piso de piso intertravado (paver), que será colocado no estacionamento e vias internas do terminal após a terraplanagem, foi escolhido no projeto porque tem grande durabilidade e fácil manutenção. "Tendo em vista a grande quantidade de veículos que o espaço vai receber, a terraplanagem é de grande importância no processo, e neste sentido, optamos pela colocação de paver na obra, em virtude da resistência e possíveis manutenções nas áreas de pavimentação", completa.
No momento, os trabalhadores também atuam nas obras do terminal de passageiros, de cargas, e na ponte de concreto, que dará acesso aos flutuantes.
Destaque - Considerado o mais moderno do Brasil, o Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros de Santarém vai melhorar a mobilidade para mais de 302 mil pessoas, e deve receber em média, cinco mil passageiros por dia. Executada pela CPH e financiada com recursos da Caixa Econômica Federal, a obra foi orçada em quase R$ 60 milhões. O Terminal Hidroviário de Santarém deve ser entregue em maio de 2020 pelo Governo do Estado, por meio da CPH.
Quando for finalizado, o espaço terá 3.600 metros quadrados de área construída, guichês para venda de bilhetes, guarda-volumes, sistema de climatização, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, farmácia, lanchonetes e restaurante. A sala de espera vai contar com 1.205 cadeiras
confortáveis e rede wi-fi gratuita.
A obra em Santarém também proporcionou a criação de 700 empregos diretos e 150 indiretos. Quando for inaugurado, a expectativa é que o terminal gere cerca de 700 empregos, entre diretos e indiretos.