3º Festival do Cavalo Marajoara abre com prova de resistência
Prova de resistência é uma das principai do Festival do Cavalo MarajoaraO clima de festa tomou conta da abertura da programação do 3° Festival do Cavalo Marajoara, que aconteceu neste sábado (26), no município de Soure, no Marajó. O enduro do Cavalo Marajoara é a maior prova equestre do Pará. Dezenas de cavaleiros e ciclistas participaram da competição, que testa a resistência dos cavaleiros e amazonas ao cruzar os campos das fazendas da Ilha do Marajó.
A celebração começou em frente a Prefeitura de Soure, onde foi realizada a assinatura do projeto de lei que torna o Festival oficial no calendário da cidade. Em seguida, os participantes realizaram uma cavalgada rumo ao Campo de Fomento, onde foi dada a largada da prova que mede a resistência do cavalo e do cavaleiro.
"É com muita emoção que damos início ao Festival. O povo marajoara que tem paixão por esse esporte”, festejou Guto Gouvêa, prefeito do municipal.
Um dos jóqueis mais antigos a participar da competição é o seu Raimundo Craveiro, aos 65 anos, ele nunca ficou de fora. "Cavalgar está no meu sangue, não consigo deixar de participar do festival. Sou da terra e já estou preparando a terceira geração da minha família para dar continuidade a essa tradição importante", contou Raimundo.
A prova - O primeiro grupo a sair foi o dos pesados (acima de 85kg), por onde os atletas passam por caminhos com muitos obstáculos naturais, como as famosas "terruadas", que são buracos formados pelas pisoteadas dos cavalos e búfalos durante a transição do período de inverno para a época mais seca.
Competição é tradição no MarajóO Festival do Cavalo Marajoara conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que junto com outros parceiros, promovem um Festival com diversas atrações, como shows de artistas locais e da capital paraense. “É um grande evento que tem uma forte elemento que é o cavalo marajoara. Nós não poderíamos ficar de fora, pois é um resgate da cultura do Marajó”, ressalta Arlindo Silva, titular da Seel.
Campo de Fomento - Enquanto os atletas percorrem quase 80 quilômetros até chegar na fazenda Araraquara, local onde irão pernoitar para assim voltar a cidade de Soure, no Campo de Fomento ocorrem as provas de corrida de argolinha, corrida de búfalo, prova de sela rápida e de basquete a cavalo, sendo que as finais serão realizadas no domingo (27), neste mesmo dia será feita a prova do enduro feminino, com a participação de 12 mulheres.
Ciclismo também foi inserido no FestivalO local recebeu também o 2° Festival Gastronômico Sabores do Marajó, na qual faz parte das ações do Programa Investe Turismo, iniciativa nacional realizada pelo Sebrae. E, envolve empreendedores do segmento de alimentação de Soure.