Unidades da Polícia Militar comemoram dois anos de funcionamento em Santarém
O 35º Batalhão de Polícia Militar e a 2ª Companhia de Missões Especiais (Cime) realizaram solenidade cívico-militar nesta sexta-feira (25), em comemoração ao 2º aniversário das duas unidades no município de Santarém, no oeste do Pará. Na solenidade, no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), 21 militares foram agraciados e 13 homenageados com certificados de “Destaque Operacional e de Produtividade”. Cinco receberam a “Láurea do Mérito Pessoal”; para dois foram entregues as medalhas de "10 e 20 anos" de bons serviços prestados à corporação e um recebeu a medalha "Estrela Prateada".
Instituições e pessoas que contribuíram com os serviços do 35º BPM também foram homenageadas, entre elas o secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, que recebeu o título de amigo do 35º BPM.
“Primeiramente, lembrar que a luta foi árdua para o projeto de instalação do 35º e da 2ª Companhia de Missões Especiais, e hoje poder comemorar o 2º ano com a redução de índices de homicídios, é um fator de grande importância na região”, destacou Henderson Pinto.
Resultados - O comandante da 2ª Cime, major Wilton Chaves, lembrou que há 10 anos Santarém não registra rebelião. “Temos muito a comemorar. O trabalho ganhou maturidade, se consolidou. Cobrimos também a área de Altamira e Itaituba, e conseguimos levar a paz social a esses locais”, ressaltou.
O tenente-coronel Wagner Melo Almeida, comandante do 35º Batalhão, disse que unidade contabiliza mais de 450 abordagens e 50 armas de fogo apreendidas. O 35º Batalhão de Polícia Militar – Batalhão Rio Amazonas, abrange a área leste da sede municipal de Santarém e os municípios de Mojuí dos Campos e Belterra.