Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BENEFÍCIO

Codec divulga edital de candidaturas para serviço de cabotagem entre o Pará e o Planalto das Guianas

O edital permite a candidatura de qualquer operador econômico para o fornecimento do serviço de transporte marítimo internacional.

Por Igor Nascimento (SEMAS)
25/10/2019 16h07

O projeto que vai permitir o aumento do volume de exportações de produtos paraenses no mercado internacional avança mais uma etapa com a disponibilização, no site da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), nesta sexta-feira, 25, do edital que permite a candidatura de qualquer operador econômico para o fornecimento do serviço de transporte marítimo internacional de curta distância entre o Planalto das Guianas, o Caribe e os Estados do Pará e Amapá. 

A publicação do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) é parte do cronograma de implementação do projeto de cabotagem inter-regional – navegação entre portos e de curta distância – liderado pelo Grand Port Maritime de La Guyane (GPM), operador portuário da Guiana Francesa, que conta com a cooperação e apoio do Estado do Pará por meio da Codec.

Benefícios - Após um amplo estudo de viabilidade econômica, técnica e legal de uma solução de transporte marítimo de curta distância (Short Sea Shipping - SSS), foram identificadas mais de 150 oportunidades de exportação de produtos por via marítima entre as regiões envolvidas, além de um mercado potencial de cerca de 100 mil toneladas por ano de produtos agroalimentares frescos, congelados ou processados, além de materiais de construção e bens de consumo. 

Além disso, a instalação de um Posto de Inspeção Fronteiriço (PIF) na região da Guiana Francesa - uma das medidas apresentadas para a eficiência econômica e ambiental do transporte de mercadorias - garantirá a redução do tempo de navegação entre o Pará e a Guiana, que passará dos atuais 45 dias para apenas 20 dias de navegação, permitindo que a inspeção que hoje é feita na Europa seja realizada em uma região mais próxima, reduzindo o tempo de viagem e, consequentemente, os preços dos produtos exportados.

O gerente de Comércio Exterior da Codec, Jerry Orlet, esclarece que com a publicação do PMI, o projeto chega na fase em que as trocas comerciais e de investimentos começarão a se intensificar e contribuir para a geração de novos negócios no Estado. 

“O objetivo do projeto é diversificar as oportunidades de investimentos no Pará e, nesse aspecto, já estamos organizando o primeiro Fórum de Negócios entre a Guiana Francesa e o Pará, em novembro, em parceria com o Centro Internacional de Negócios, da Fiepa, e a Business France, principal agência de promoção de investimentos da França. Com seminários, rodadas de negócios, e visitas técnicas às indústrias paraenses, visando o comércio e, inclusive, o estabelecimento de joint ventures, os setores de logística, produtos alimentícios, serviços ambientais, saúde e de soluções tecnológicas de segurança serão alguns dos que terão prioridade”, explicou Jerry Orlet. 

Candidatura - O prazo para o envio de candidaturas para operacionalização do serviço de cabotagem é até o dia 31 de dezembro de 2019, às 18h (Paris) / 13h (Brasília). O edital, anexos e projetos podem ser consultados no site da Codec, no portal Invest Pará e pelos e-mails dain@codec.pa.gov.br e amii@see-up.fr.