Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Galileu reforça orientações sobre segurança do paciente

Com ações educativas envolvendo os pacientes é possível fazer com que eles auxiliem em seu próprio tratamento

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
25/10/2019 12h13

Pacientes e acompanhantes do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, receberam, na quinta-feira (24), orientações sobre as seis Metas de Segurança do Paciente dentro do ambiente hospitalar. Por meio de atividades lúdicas como caça-palavras, jogos de perguntas e respostas e vídeos educativos, os participantes puderam entender a importância do cumprimento das metas dentro da unidade, e como isso garantirá sua segurança durante a internação. 

A ação foi realizada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), em parceria com o setor de Humanização do hospital.

Para a enfermeira de Qualidade, Fernanda Pinheiro, é preciso que as ações educativas sempre envolvam os pacientes. "Os usuários são as principais barreiras para que os incidentes não aconteçam. Por isso, quando eles são empoderados e entendem que podem e precisam cobrar que o profissional higienize as mãos ou faça dupla checagem na sua pulseira de identificação antes de qualquer procedimento, os riscos diminuem, fazendo com que tenhamos uma assistência cada vez melhor, de qualidade e voltada à segurança de nossos usuários", destacou.

Desde o acolhimento do paciente até a enfermaria, as orientações são repassadas e reforçadas, inclusive, entre a equipe assistencial. "Enfermeiros e técnicos, assim como todos os setores da unidade, passam por treinamentos periódicos para que as metas sejam seguidas por todos", esclarece Fernanda.

Renato Cordeiro participou de uma das dinâmicas, enquanto aguardava sua vez na consulta, e acabou vencendo o jogo de perguntas e repostas. Ele, que já precisou se internar no HPEG há alguns meses, conta que as orientações são importantes e sempre foram trabalhadas. "Acho muito importante o hospital nos ajudar a entender sobre esses riscos, que podem acontecer a qualquer momento se não tomarmos os devidos cuidados. Quando ainda estava internado aqui, essas orientações eram reforçadas por toda a equipe", disse.

Para que o controle dessa prática seja monitorado e analisado, o HPEG trabalha com mensuração de dados por meio de indicadores, como o Protocolo de Identificação Segura do Usuário. "Esse Protocolo visa assegurar o devido serviço, procedimento ou tratamento correto ao usuário e teve uma taxa de adesão de 95,03% no mês de setembro", é o que explica a Supervisora do NQSP do Hospital, Laís Taketa. Outros Protocolos, como o de Cirurgia Segura – que reflete na segurança durante a realização de cirurgias com procedimento, local e paciente correto, reduzindo, assim, a ocorrência de incidentes e eventos adversos – são trabalhados dentro da instituição.

Sobre o HPEG  - O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda, que atende média e alta complexidades, e presta assistência hospitalar em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia. O hospital fica localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253.