Campanha do Jean Bitar vai ajudar a salvar cerca de 200 vidas
Em parceria com o Hemopa, ação ocorreu na última terça (23), na Unidade Móvel de Coleta de Sangue
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa), em parceria com o Hospital Jean Bitar, realizou, na quarta-feira (22), em Belém, mais uma campanha externa com a Unidade Móvel de Coleta de Sangue. Desta vez, o resultado vai ajudar a salvar cerca de 200 vidas de pacientes internados na rede hospitalar do Estado.
A recepcionista Gleide Paola, 35, atendeu a um convite de sua irmã, que trabalha no HJB, para doar sangue na campanha. “Essa é a segunda vez que faço doação e, sinceramente, nem lembrava da importância que isso faz. Esse gesto vai ajudar muitas pessoas hospitalizadas e que esperam por uma bolsa de sangue compatível com o seu tipo sanguíneo. Isso é muito importante”.
A unidade ficou instalada em frente ao hospital, na Jerônimo Pimentel, e realizou também 11 cadastros de doadores de medula óssea entre colaboradores, acompanhantes de usuários em atendimento no Jean Bitar, além das comunidades próximas.
Foram coletadas cerca de 70 bolsas e 11 cadastros de doadores de medula óssea foram feitosO auxiliar técnico de refrigeração, Wellington Sousa de Jesus, 43, que trabalha na unidade de saúde, aproveitou a campanha para retomar o ato de doar sangue. “Estive um tempo sem doar e hoje aproveitei a oportunidade para voltar, porque isso é um gesto de amor e de ajuda ao próximo”, comentou.
A campanha é a segunda realizada este ano pelo hospital em parceria com o Hemopa. Desta vez, a ação faz parte da Semana de Humanização do Jean Bitar, estabelecimento que presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao atuar na Captação Hospitalar pela Fundação Hemopa, a assistente social, Nilvete Smith, agradece a parceria com o Jean Bitar. “Nós agradecemos imensamente a iniciativa e parabenizamos a direção do hospital pela sensibilidade de ver a importância da doação de sangue que vai nos ajudar a atender o maior número possível de pacientes que necessitam de transfusão para sobreviver”, disse ela, ao estender seus agradecimentos à equipe hospitalar e voluntários da ação.
Segundo a técnica do Hemopa, a campanha contabilizou 64 comparecimentos, que resultaram em 50 doações de sangue.
Para o diretor executivo do hospital, Giovani Merenda, a inclusão da campanha de doação de sangue durante a programação da Semana de Humanização reflete o compromisso com a qualidade, segurança e humanização do atendimento aos usuários e com a vida.
“Ao compor a rede hospitalar pública do Estado, temos a responsabilidade de contribuir para o reforço do banco de sangue do Hemopa, que precisa atender integralmente a demanda transfusional do Pará. Daí, a importância de estimular a doação voluntária de sangue dos colaboradores, dos familiares de pacientes e da comunidade”, ressaltou o gestor.
O Jean Bitar possui Agência Transfusional (AT) própria, abastecida pelo Hemopa, que tem capacidade mensal de 70 atendimentos transfusionais de seus usuários, garantindo uma assistência hemoterápica mais ágil e segura.