Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVO AMBULATÓRIO

Estado faz visita técnica e anuncia entrega de AME no aniversário de Belém

Ambulatório prestará serviços de atenção à saúde básica (exames, consultas, análises clínicas) e especialidades médicas, entre elas, Cardiologia e Pneumologia

Por Jackie Carrera (SECOM)
23/10/2019 17h26

Vera Palácios Coordenadora CCBS - UEPA

Acompanhado do Vice-governador Lúcio Vale; do Secretário de Saúde do Estado, Alberto Beltrame e do Chefe da Casa Civil, Parsifal Pontes; o governador Helder Barbalho, fez uma visita técnica, nesta quarta feira (23) , às obras do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que funcionará no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A equipe de governo foi recebida pelo Pró-Reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela, e, pela diretora do CCBS, Vera Palácios.

" Os Ames são sempre assistenciais, neste caso aqui vai haver uma parceria com o ensino. Portanto, uma experiência que concilia ensino e assistência. Isso aqui para o Estado do Pará, em pouco tempo, deve se tornar uma referência, assim como é o centro de dermatologia da universidade", afirmou Vera.

A unidade de saúde está sendo construída por meio de cooperação técnica entre Secretaria de Obras Públicas (Sedop) e Secretaria de Saúde (Sespa). O investimento está orçado em mais de R$ 19 milhões.

Segundo o governador, o objetivo da visita foi acompanhar o andamento da fase final de conclusão das obras e prevê a inauguração do AME para o dia 12 de janeiro de 2020.

"Fico muito feliz de está concluindo essa importante obra, podendo entregar para a população no dia do aniversário de Belém", anunciou o governador.

Centro de Assistência- O ambulatório vai funcionar como uma espécie de centro de triagem para os Hospitais de Clínicas, Ophir Loyola, Abelardo Santos e Jean Bittar.

Segundo a Coordenação de Arquitetura e Engenharia (CAE) da Uepa são 5 mil m² de área construída. A obra foi iniciada em dezembro de 2017 e a previsão é que seja inaugurada no inicio de 2020. O espaço possui três andares sendo o último destinado às ações de ensino, aulas teóricas e práticas, com professores e alunos da Uepa.

"É fundamental entregar esse espaço para que possamos atender Belém e toda a região metropolitana. A previsão é que mais de 1.190 procedimentos, por mês, possam estar sendo realizados aqui. Seguramente estará incrementando a estratégia em saúde e particularmente com atenção básica, preventiva", conclui o governador, Helder Barbalho.