ParáPaz proporciona diversão através do projeto "Espaços Abertos"
Aproximadamente 40 crianças, usuárias dos polos ParáPaz UFRA e UFPA, foram levadas ao local.
Nesta quarta-feira (23), a Fundação ParáPaz proporcionou uma manhã alegre e divertida para cerca de 100 crianças e adolescentes na Praça da Bandeira, em Belém. A programação, aberta ao público de 8h às 12h, fez parte da V Semana da Criança e do Adolescente, promovida pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), com o tema “Direito Fundamental à Saúde de Crianças e Adolescentes”.
Os jovens, com idade entre 08 e 18 anos, praticaram atividades de esporte e lazer através do projeto “Espaços Abertos”, inserido no programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo do estado.
“Mais uma vez a Fundação ParáPaz levou cidadania para a comunidade. E hoje, estamos proporcionando atividades lúdicas através de esporte, brincadeiras e jogos populares”, comentou o coordenador do projeto, Carlos Valente.
Além de estudantes do entorno, aproximadamente 40 crianças, usuárias dos polos ParáPaz UFRA e UFPA, foram levadas ao local. Fernanda Pantoja, de 08 anos, foi uma delas. Contou que pratica balé e natação no polo UFRA pela manhã e estuda no turno da tarde, mas aproveitou o dia para entreter-se num lugar diferente do habitual. “Tem muita coisa pra gente fazer aqui na praça. Tô achando muito divertido porque já brinquei de cabo de guerra, andei de cavalo e agora quero brincar de bambolê”, disse, radiante.
“Espaços Abertos” – Tem como objetivo tirar a população da ociosidade e proporcionar inclusão social através de atividades esportivas, como: futebol, queimada, basquete, tênis de mesa, cabo de guerra e também o xadrez educacional, que desenvolve habilidades como concentração, criatividade, memória, raciocínio lógico e também trabalha a questão da derrota, autoestima.