Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTOQUE

Jean Bitar promove campanha de doação de sangue e medula óssea

Ação envolve colaboradores e usuários, com a meta de atingir mais de 100 doações

Por Joelza Silva (HJB)
22/10/2019 14h30

O Hospital Jean Bitar (HJB) realiza nesta quarta-feira (23), de 8h às 17h, campanha de doação de sangue e medula óssea, como parte da programação da semana de humanização da unidade. O evento, que será aberto ao público, envolverá colaboradores e usuários no intuito de atingir a meta de 120 doações. 

Esta é a segunda ação promovida este ano pelo hospital, para auxiliar a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) na captação de hemoderivados para as unidades da rede estadual de saúde, da qual o Jean Bitar faz parte. Estimular novas doações e fidelizar doadores são os principais objetivos da campanha.

“Queremos não só atingir a nossa meta de doação, mas sensibilizar as pessoas a doarem sangue com regularidade. Entendemos a importância de cada campanha para a reposição do estoque do Hemocentro, para que seja garantido o abastecimento das agências transfusionais”, explica a líder técnica da Agência Transfusional do Jean Bitar, Alyne Pardauil.

Segundo ela, o hospital realiza um trabalho diário junto aos usuários, para sensibilizá-los sobre a doação voluntária de sangue e de medula. “É um ato de amor ao próximo; é seguro e não traz riscos para o doador. Quando você doa sangue, contribui para que outras pessoas tenham uma nova chance de voltar a sorrir”, enfatiza Alyne.

Juciara Farias, do Hemopa, diz que parcerias firmadas são essenciais para a manutenção do estoque de sangueSegundo a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, as parcerias firmadas com as campanhas são essenciais para a manutenção do estoque de sangue, que garante o atendimento satisfatório da demanda transfusional da rede hospitalar no Estado.

“O sucesso de nossas ações depende do apoio de instituições parceiras, que são fundamentais para manutenção do nosso estoque de sangue. Por isso, é muito importante que todos os envolvidos atuem na sensibilização do voluntariado. Agradecemos e parabenizamos o Hospital Jean Bitar pela realização da campanha”, reconhece Juciara.

O que é preciso para doar?
- Apresentar documento oficial de identificação (RG, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou habilitação);
- Ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal);
- Estar bem de saúde;
- Pesar 50kg ou mais.

Serviço:
Campanha de Doadores de Sangue e de Medula Óssea
Data: quarta-feira (23)
Horário: das 8h às 17h
Local: Hospital Jean Bitar (Rua Cônego Jerônimo Pimentel, n.º 543, bairro Umarizal - Belém).