EGPA lança 'Inova Servidor' com palestra sobre inovação no serviço púbico
Projeto busca incentivar práticas que busquem soluções inovadoras no contexto governamental
Buscando ser um lugar de inovação dentro do serviço público e uma escola que tem o papel de incentivar e identificar as ações inovadoras realizadas no Estado, a Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), por meio do Núcleo de Programas de Valorização do Servidor, desenvolveu o “Inova Servidor”, que será lançado na próxima quinta-feira (24), no auditório da instituição.
O projeto busca incentivar práticas que busquem soluções inovadoras no contexto governamental, a partir de uma premiação. Todos os órgãos da administração direta e indireta do Governo do Pará poderão se inscrever. São três categorias: Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo; Inovação em serviços e políticas públicas no Poder Executivo e Elaboração de Estudos e Pesquisas.
O projeto contará com um comitê de avaliação, responsável por considerar os critérios escolhidos, como a inovação, resultados alcançados, eficiência na utilização de recursos e foco nas pessoas.
“Temos que enfrentar os desafios impostos pela restrição de recursos e a necessidade de oferecer melhores serviços para a sociedade com criatividade e inovação. O prêmio Inova Servidor vai fomentar a cultura empreendedora dentro dos órgãos do governo em busca de soluções que entreguem mais valor para a população, facilitem o acesso aos serviços públicos e melhorem a forma como trabalhamos no dia a dia. Somos uma escola de inovação e este caminho é um desdobramento natural do nosso papel institucional e que também encontra ressonância com as iniciativas do governador Hélder Barbalho”, destacou a Diretora Geral da EGPA, Evanilza Marinho.
A apresentação do projeto contará com a presença do fundador da Amazônia Lab, Fabrício de Paula, e também com a palestra “Inovação no Setor Público”, ministrada pela diretora-executiva da Beta-i, Renata Ramalhosa, uma das principais entidades de inovação europeia, que apresentará como o tema está sendo trabalhado em Portugal e na região sudeste do Brasil.
“Durante a palestra apresentarei o sistema de inovação em Portugal e como ele surgiu, a partir de um momento de crise. Falarei também sobre a Beta-i e alguns cases de sucesso, como o programa de turismo desenvolvido para Lisboa”, explicou Renata. “É importante apresentar exemplos, pra conseguimos motivar mais a inovação. É algo prático, que já aconteceu e já foi aplicado”, disse.
A empresa surgiu como uma associação de um grupo de empreendedores que buscavam implantar uma nova cultura de inovação. Após 10 anos de trabalho, está em um processo de internacionalização e o Brasil foi sua primeira operação independente, fora de Portugal.
Serviço:
O lançamento do “Inova Servidor” e a palestra “Inovação no Setor Público” serão na próxima quinta-feira (24), a partir de 8h30, no auditório da EGPA. A Escola de Governança está localizada na avenida Governador José Malcher, nº 900.