Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREMIAÇÃO

EGPA lança 'Inova Servidor' com palestra sobre inovação no serviço púbico

Projeto busca incentivar práticas que busquem soluções inovadoras no contexto governamental

Por Isabela Quirino (EGPA)
22/10/2019 09h21

Buscando ser um lugar de inovação dentro do serviço público e uma escola que tem o papel de incentivar e identificar as ações inovadoras realizadas no Estado, a Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), por meio do Núcleo de Programas de Valorização do Servidor, desenvolveu o “Inova Servidor”, que será lançado na próxima quinta-feira (24), no auditório da instituição.

O projeto busca incentivar práticas que busquem soluções inovadoras no contexto governamental, a partir de uma premiação. Todos os órgãos da administração direta e indireta do Governo do Pará poderão se inscrever. São três categorias: Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo; Inovação em serviços e políticas públicas no Poder Executivo e Elaboração de Estudos e Pesquisas.

O projeto contará com um comitê de avaliação, responsável por considerar os critérios escolhidos, como a inovação, resultados alcançados, eficiência na utilização de recursos e foco nas pessoas.

“Temos que enfrentar os desafios impostos pela restrição de recursos e a necessidade de oferecer melhores serviços para a sociedade com criatividade e inovação. O prêmio Inova Servidor vai fomentar a cultura empreendedora dentro dos órgãos do governo em busca de soluções que entreguem mais valor para a população, facilitem o acesso aos serviços públicos e melhorem a forma como trabalhamos no dia a dia. Somos uma escola de inovação e este caminho é um desdobramento natural do nosso papel institucional e que também encontra ressonância com as iniciativas do governador Hélder Barbalho”, destacou a Diretora Geral da EGPA, Evanilza Marinho.

A apresentação do projeto contará com a presença do fundador da Amazônia Lab, Fabrício de Paula, e também com a palestra “Inovação no Setor Público”, ministrada pela diretora-executiva da Beta-i, Renata Ramalhosa, uma das principais entidades de inovação europeia, que apresentará como o tema está sendo trabalhado em Portugal e na região sudeste do Brasil.

“Durante a palestra apresentarei o sistema de inovação em Portugal e como ele surgiu, a partir de um momento de crise. Falarei também sobre a Beta-i e alguns cases de sucesso, como o programa de turismo desenvolvido para Lisboa”, explicou Renata. “É importante apresentar exemplos, pra conseguimos motivar mais a inovação. É algo prático, que já aconteceu e já foi aplicado”, disse.

A empresa surgiu como uma associação de um grupo de empreendedores que buscavam implantar uma nova cultura de inovação. Após 10 anos de trabalho, está em um processo de internacionalização e o Brasil foi sua primeira operação independente, fora de Portugal.

Serviço:

O lançamento do “Inova Servidor” e a palestra “Inovação no Setor Público” serão na próxima quinta-feira (24), a partir de 8h30, no auditório da EGPA. A Escola de Governança está localizada na avenida Governador José Malcher, nº 900.