Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Mostra Zoológica da Uepa abordará o perigo das queimadas

A ocorrência de queimadas e outras ameaças durante o início do segundo semestre deste ano fez com que os organizadores da exposição focassem em mostrar para o público a função e importância dos animais na natureza e para vida humana

Por Fernanda Martins (UEPA)
22/10/2019 08h04

O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebe, durante a manhã e tarde desta terça-feira (22), mais uma edição da Mostra Zoológica da Uepa, realizada pelo Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Biodiversidade Amazônica, no Espaço de Convivência do Bloco VI. Em seu sexto ano, o evento trará o tema “Os Olhos da Fauna”. 

A Mostra traz mais de 13 mil itens de várias espécies animais da Coleção Zoológica da Uepa, mantida por sua curadora, a professora doutora Ana Lúcia Gutjahr e pelos projetos que financiam a sua conservação.

O evento ocorre todos os anos no dia 4 de outubro, em homenagem ao Dia Mundial dos Animais. No entanto, devido às mudanças no calendário institucional da universudade, a Mostra Zoológica da Uepa será realizada nesta terça-feira com o apoio de estudantes de Ensino Médio de várias escolas, inclusive da Escola Estadual Magalhães Barata. Além dos alunos da graduação, pós-graduação e mestrado em Ciências Ambientais da Uepa.

A ocorrência de queimadas e outras ameaças durante o início do segundo semestre deste ano fez com que os organizadores da exposição focassem em mostrar para o público a função e importância dos animais na natureza e para vida humana. “Vamos dar um enfoque nas grandes ameaças e como isso afeta a fauna e quanto isso vai prejudicar, de certa forma, a vida humana”, explica a professora Gujahr.

Para ela é necessário fazer com que as pessoas tomem consciência da diversidade de animais que existem ao nosso redor. “(Devemos) divulgar a fauna para as pessoas, porque estamos na região de maior biodiversidade do planeta e as pessoas não conhecem os animais”, esclarece.

A expectativa é que alunos de diversas escolas do entorno que receberam convites compareçam e agreguem conhecimento à exposição.

Serviço:

VI Mostra Zoológica da Uepa: “Os Olhos da Fauna”.
Data: 22 de outubro de 2019.
Horário: 9h às 16h30.
Local: Espaço de Convivência do Bloco VI, do Centro de Ciências Sociais e Educação, da Universidade do Estado do Pará. 
Tv. Djalma Dutra, SN
Custo: Gratuito
Público: Estudantes e público em geral.