Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
“A PENA E A LEI”

Mangal tem espetáculo baseado em obra de Ariano Suassuna

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/07/2017 00h00

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças promove no próximo domingo (16), a partir das 09h30, o Momento EcoZoo, apresentando um filhote de guará, e o Projeto Teatrinho do Mangal, com o espetáculo da Troupe Vira Rumos.

O Momento EcoZoo, a programação de educação ambiental voltada para crianças, é gratuita e será realizada no entorno do Memorial Amazônico da Navegação. A equipe do Parque levará até a plateia um filhote de guará - ave que nasce com as penas pretas e, com o passar do tempo, ganham o tom avermelhado. Essas e outras curiosidades sobre a espécie os tratadores vão contar ao público.

Em seguida, a Troupe Vira Rumos apresentará o espetáculo lírico-musical “A Pena e a Lei”, baseado na obra homônima do escritor brasileiro Ariano Suassuna, publicada em 1971.

Arte armorial - “Farsa popular nordestina que conta a história das aventuras de Benedito, personagem central do enredo, que com sua malandragem popular procura conquistar o amor de sua vida, Marieta, e desmoralizar seus rivais, como o valente Vicentão. A obra está inserida no contexto da arte armorial, movimento estético e artístico liderado pelo mestre Suassuna que reúne as diversas expressões relacionadas à cultura popular do nordeste brasileiro”, contou o diretor do grupo, Edielson Goiano.

Segundo ele, a montagem da Troupe Vira Rumos preserva todos esses elementos em cena, seja no visual dos figurinos - com o colorido dos chitões, retalhos e fuxicos -, “seja na musicalidade e interpretação jocosa de gozação e zombaria que os personagens promovem ao longo da dramatização”.

O grupo é composto exclusivamente por jovens oriundos das oficinas Curro Velho, vinculadas à Fundação Cultural do Pará (FCP), atores e atrizes (teatro e técnicas circenses) e músicos (violão, teclado e violino).

O Teatrinho do Mangal tem entrada gratuita e ocorre sempre no 1º e 3º domingo de cada mês. O projeto é uma realização do governo do Estado, por meio da Organização Social Pará 2000, que administra o Parque Mangal das Garças.

Serviço: Teatrinho do Mangal com a Troupe Vira Rumos e Momento EcoZoo, com apresentação de filhote de guará. Domingo (16), a partir das 09h30, no entorno do Memorial Amazônico da Navegação, no Mangal das Garças - Passagem Carneiro da Rocha, s/n, bairro Cidade Velha. Entrada gratuita.