Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SALVAR VIDAS

Hospital de Clínicas promove campanha de doação de sangue e medula óssea

Objetivo é aumentar o estoque do Hemopa, responsável por fornecer bolsas para as unidades de saúde

Por Felipe Gillet (HC)
20/10/2019 17h09

A Agência Transfusional da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) promoverá a 24ª Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea, que será realizada no próximo dia 22. O objetivo é aumentar o estoque do Hemopa, responsável por fornecer bolsas de sangue para as unidades da rede estadual de saúde.

Essa será a segunda ação do tipo promovida este ano pelo hospital. Em abril, a unidade promoveu a 23ª Campanha de Captação de Doadores, alcançando cerca de 100 bolsas de sangue e o cadastro de 22 doadores de medula óssea. A expectativa da ação atual é ultrapassar esses números.

Ação do hospital busca ainda sensibilizar a sociedade para o ato que pode salvar muitas vidasA chefe da Agência Transfusional do Gaspar Vianna, Iê Bentes, explica que a campanha busca incentivar as pessoas para esse ato de solidariedade que pode salvar vidas, além de mobilizar a população sobre a importância da doação de sangue. “São iniciativas importantíssimas para sensibilizar e mobilizar a sociedade, ajudando a manter os estoques de sangue do Hemopa e, consequentemente, melhorando o atendimento transfusional adequado para o paciente que necessita de sangue”, enfatiza.

O Brasil se encontra dentro da média estimada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que calcula que o número de doadores de sangue no país seja de 1% a 3%. No entanto, o Ministério da Saúde reforça a manutenção dos estoques, estimulando, através de ações voluntárias, a captação de novos doadores.

Em meses como novembro, quando o Hemopa sofre redução no seu estoque de sangue, devido a proximidade do período de férias, é fundamental sensibilizar pessoas para o ato de doação e, assim, minimizar as chances da falta de bolsas, o que sempre é um risco. A cada doação podem ser salvas as vidas de até quatro pessoas. 

O que é preciso para doar?

- Apresentar documento oficial de identificação (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou habilitação);

- Ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal);

- Estar bem de saúde;

- Pesar 50kg ou mais.

Serviço:

24ª Campanha de Doadores de Sangue e de Medula Óssea

Data: terça-feira (22)

Horário: das 8h às 16h

Local: Auditório Dr. Ronaldo de Araújo, prédio administrativo 1° andar na FHCGV (travessa Alferes Costa, 2.000)