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Sejudh leva ações da Semana da Cidadania a Igarapé-Miri

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/07/2017 00h00

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará (Sejudh) realizou nesta sexta-feira, entre 8h e 13h, a ação social Semana da Cidadania, em parceria com o Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) do Pará, na escola Ana Dalila, em Igarapé-Miri. O evento foi promovido conjuntamente pela Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos) e pela Coordenadoria de Promoção à Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos, e contou com emissão de documentos e testes preventivos para diversas doenças. Cerca de 300 pessoas passaram pelo local.

A coordenadora de Promoção à Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos da Sejudh, Carmen Paula, explicou o processo para que a ação fosse levada ao município. “Houve uma reunião do Conselho LGBT com o nosso secretário, Michel Durans, e na ocasião foi solicitada a presença do ‘Ação Cidadania’, devido às ‘Paradas Gay’ que estão acontecendo no estado. O secretário então autorizou que fossem desenvolvidas ações de cidadania em dois municípios. O primeiro foi São Caetano de Odivelas, na semana passada, e agora foi a vez de Igarapé-Miri”.

O gerente de Livre Orientação Sexual (Glos) da Sejudh, Beto Paes, destacou as ações realizadas durante o evento. “Oferecemos testes de HIV, hepatites, verificação da pressão arterial e da taxa de glicemia, emissão do cartão do SUS, e ainda promovemos uma roda de conversa sobre Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também fizemos a emissão de carteiras de identidade, Carteiras de Nome Social e certidões de nascimento”, contou.

Carmen Paula destaca que a ação não é direcionada apenas para o público LGBT, mas, aberta a toda a população do município. “A ação não visa atender somente a população LGBT. Atendemos qualquer cidadão que necessite fazer a emissão de documentos importantes”, explicou.

A coordenadora considera a ação de extrema importância, principalmente por atender pessoas de baixa renda. “Essa ação no interior é fundamental, pois aproxima a população do Estado, garantindo esse atendimento pra quem realmente precisa. Sabemos que há pessoas que não têm condições de tirar a terceira, quarta ou quinta via de um documento, o que nós garantimos gratuitamente. Com isso, possibiltamos que essas pessoas possam participar de um concurso público, ter conta em bancos, buscar seus direitos previdenciários ou qualquer outro processo que exija documentos”, contou.

(Com colaboração de Gabriel Rodrigues)