Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'DE MÃOS DADAS'

Sejudh participa de fórum pela inclusão de pessoas com deficiência

Realizado pelo Ministério Público, projeto busca ouvir demandas da sociedade sobre políticas públicas para PcD

Por Claudiane Santiago (SEJU)
16/10/2019 12h26

Titular da Sejudh, Rogério Barra, colocou a instituição à disposição, já que o órgão possui gerência específica voltada aos PCDsA Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) esteve presente, na manhã desta quarta-feira (16), no fórum do projeto “De Mãos Dadas – Visibilidade para Todos e Todas”, realizado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), no auditório de uma faculdade particular, em Belém.
O fórum teve como objetivo ouvir as demandas da sociedade sobre políticas públicas para pessoas com deficiência, considerando os eixos saúde, educação, acessibilidade e inclusão social, além de atuar em benefício deles.

Na ocasião, o titular da Sejudh, Rogério Barra, colocou a instituição à disposição para articulação de ações de inclusão, já que o órgão possui uma gerência específica voltada aos PCDs. “É gratificante trabalhar nesta causa. Nós, da Sejudh, estamos de portas abertas para ajudar no desenvolvimento e trabalhar juntos, empenhados não só na região metropolitana, mas no Estado. Sabemos que ainda tem muito a ser feito para um melhor acesso dessas pessoas à saúde, educação, cultura, dentre outros”, destacou o titular da Sejudh.

Para a dona de casa Aline Godô, mãe do Antônio, de 10 anos e que tem paralisia cerebral, estes projetos ajudam a abrir portas.

“Nos trazem oportunidades e até uma nova construção de olhar. Antes, eu vivia com meu filho em casa, por achar que a deficiência dele o impedia de muitas coisas, mas, hoje, já vejo completamente diferente. Estou inserindo-o em atividades e sei agora que ele é capaz, mesmo sendo do jeito dele, com a utilização dos pés”.

(Aline Godô, mãe de Antônio, 10 anos)

Quebrando Barreiras – Lançado no dia 24 de setembro de 2019, o projeto social “Quebrando Barreiras”, da Sejudh, por meio da Gerencia de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tem o objetivo de atuar nas escolas públicas e privadas do Estado, no período de um ano e fazer atividades educativas para reforçar sobre inclusão social aos estudantes do ensino fundamental e médio.