Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPATIA

Crianças escrevem cartas para pacientes do Oncológico Infantil

Entrega das cartas aconteceu durante programação da Unidade em comemoração ao Dia das Crianças

Por Marcelo Leite HOIOL (HOIOL)
14/10/2019 15h19

O Dia das Crianças, comemorado no último sábado (12), foi ainda mais especial para os pacientes do Hospital Oncológico Infantil, em Belém, unidade de saúde do Governo do Estado. Eles receberam cartas escritas e desenhadas por alunos da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Aquarela, do bairro Icuí, em Ananindeua.

As cartas foram produzidas na mesma semana de entrega aos pacientes e fez parte da programação especial desenvolvida pelo Hospital. “Apresentamos o projeto para as crianças e para seus responsáveis. Todos ficaram muito empolgados, queriam saber quem receberia as cartas. Foi aí que falamos sobre o hospital, sobre o câncer infantil, e que o encontro entre eles e as crianças internadas não seria possível por conta do tratamento, mas mesmo assim elas entenderam e fizeram questão de escrever de força, fé e esperança para cada paciente”, explicou a professora da escola Aquarela, Keila Brandão.

Há quase dois meses longe de casa, no município de Viseu, no nordeste paraense, Denise Ramos vem acompanhando o filho Mateus Wellington, de 10 anos, nas internações necessárias para o tratamento. Depois de ler a carta escolhida, ela falou sobre a importância do carinho recebido. “Ações como essa tiram a gente da rotina e mostram que outras pessoas, mesmo de longe e sem nem saber quem somos, estão torcendo por nós”, contou Denise.

Denise Ramos e Mateus

Para Tirza Ferreira, supervisora de Humanização do Oncológico Infantil, a ação reforça a importância da realização de atividades e da celebração de datas simbólicas para as crianças em tratamento. “Todo os anos, as crianças esperam algo de diferente em datas como essa. Nossos pacientes estão internados, longe de casa e do restante da família, então o Hospital assume essa missão de fazer com que o Dia das Crianças seja especial e inesquecível”, ressaltou.

Sobre o Oncológico Infantil

Referência para o diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil no Pará, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo atende, atualmente, cerca de 900 crianças e adolescentes de municípios do Pará e de estados vizinhos, como o Amapá, que estão em tratamento na unidade. Em quatro anos de funcionamento, a Unidade realizou mais 1 milhão de atendimentos, entre eles 110 mil sessões de quimioterapias, 56.049 consultas, 5.533 internações e 651 mil exames, com um índice de aprovação entre os pacientes de 97%.