Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Semas leva educação ambiental a Mosqueiro e Salinas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/07/2017 00h00

Semas leva educação ambiental a Mosqueiro e Salinas

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) levou o projeto Ação Verão 2017 aos balneários de Mosqueiro e Salinas no último final de semana. A iniciativa reforça a importância da preservação das praias, igarapés e outros ecossistemas, bem como o uso sustentável dos recursos naturais, a partir da realização de atividades de cunho educativo.

Em Mosqueiro, a ação iniciou na Escola Padre Eduardo, onde servidores da Semas conversaram com os estudantes sobre proteção à biodiversidade. Já nas praias, as crianças e jovens integrantes do Projeto Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros, reforçaram as atividades da Ação Verão, abordando os veranistas e sensibilizando-os para a causa da preservação.

“Essa parceria já vem de algum tempo. Tivemos todo apoio do comandante do quartel local do Corpo de Bombeiros e também responsável pelo PEV em Mosqueiro, que, aliás, é um belo projeto de cunho social, porque atende menores em situação de vulnerabilidade. Nesse período do veraneio eles vêm ajudar em nossas ações. Todas as sextas-feiras de julho percorremos os balneários levando palestras e conversando com as pessoas para despertar nelas a consciência ambiental”, explica a coordenadora de Educação Ambiental da Semas, Sineide Wu.

Durante a Ação Verão foram entregues kits ambientais às crianças, que também participaram de jogos e brincadeiras ecológicas. Nossos agentes ainda percorreram as barracas e restaurantes ao longo da praia para orientar proprietários e funcionários desses locais. “Nós fazemos uma abordagem com os veranistas, principalmente porque nesse período o fluxo de pessoas que deixam as cidades em direção aos balneários é muito grande. No entanto, muitos deles não fazem o descarte adequado do lixo, que acaba sendo deixado nas praias”, analisa Sineide.

Além disso, o projeto reforça o trabalho das secretarias de Meio Ambiente dos municípios visitados no combate à poluição sonora.

Sob a coordenação de arte-educadores, as crianças participaram de oficinas de desenhos e jogos de sustentabilidade. “Sempre procuramos fazer uma abordagem lúdica com as crianças, pois elas acabam dando o exemplo aos adultos quando aprendem a recolher o lixo e depositar nos locais adequados sabendo exatamente o bem que isso representa para o meio ambiente. A partir daí esse gesto vai passar a fazer parte da rotina delas e também da família. São esses os cidadãos que queremos para o futuro”, comenta o arte-educador Wallace Horst.

A doméstica Luciete Reis levou a filha e o sobrinho para participarem das atividades lúdicas. “Eu acho ótimo. Porque assim a criança aprende a manter a praia limpa, jogar o lixo no lixo. E a Monique já tem essa preocupação: se eu quero jogar alguma coisa fora, ela já alerta que o local certo é a lata do lixo. Ação aprovadíssima!”, relatou.

Nas barracas, a iniciativa da Semas também recebeu elogios. “Acho esse trabalho sensacional. Isso incentiva as crianças a cuidarem da natureza. Aqui sempre procuramos seguir as recomendações, mas, infelizmente, observamos que muita gente ainda não tem essa consciência.”

Em Salinas, a ação teve a mesma diretriz, e foi realizada na praia do Atalaia. No próximo final de semana, o projeto será levado às praias de Algodoal e prosseguirá em Salinópolis.