Círio será transmitido ao vivo pelas câmeras da Segup
As câmeras farão o monitoramento do percurso, que vai da igreja da Sé até a Basílica Santuário.As principais romarias da festividade do Círio de Nazaré terão transmissão ao vivo, no site Agência Pará, por meio das câmeras da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Ao todo, 15 câmeras serão utilizadas para monitorar e transmitir as imagens do Círio Fluvial, na manhã do sábado, 12, na Trasladação, no período da noite, 12, e o Círio, na manhã do domingo, 13. A finalidade é garantir a segurança dos romeiros e possibilitar, aos que estão distantes ou não podem participar das romarias, a chance de acompanhar a festividade de maneira virtual.
As câmeras farão o monitoramento do percurso, que vai da igreja da Sé até a Basílica Santuário. Mais 23 equipamentos, instalados no entorno, ou seja, nas vias transversais e paralelas às procissões, garantirão a segurança dos romeiros, desde a chegada para acompanhar a Trasladação e o Círio, até a dispersão, quando se dirigem para os pontos de ônibus, por exemplo.
No Círio fluvial, as câmeras ficarão localizadas no trapiche de Icoaraci, onde ocorre a missa antes de iniciar a procissão; no Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (Ciaba), localizado no meio do percurso, na beira rio; e na Escadinha, onde finaliza o círio das águas.
Berlinda - Outra inovação é o “De Olho na Berlinda”, uma câmera móvel que acompanhará a localização da berlinda em tempo real, em um ângulo mais próximo da imagem peregrina.
“Nossas câmeras estarão disponíveis a todos que desejarem acompanhar as procissões do Círio deste ano. Iremos disponibilizar as imagens que estarão em pontos estratégicos, ao longo do trajeto das principais procissões (Trasladação e Círio), com ângulos exclusivos e estratégicos. Este é um dos diferenciais oferecidos pela segurança pública para o cidadão paraense que deseja acompanhar a movimentação do Círio, sem sair da sua casa e principalmente para os devotos que não puderem vir à Belém”, afirmou o secretário adjunto de Operações da Segup, Rômulo Rodovalho.
A Região Metropolitana de Belém estará sendo monitorada pelas câmeras da Segup, que incluindo as do trajeto da Trasladação, Círio e Romaria Fluvial, totalizam 73 câmeras.