Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Sedeme e Banpará lançam o programa 'Parcerias pelo Pará'

Por Valéria Nascimento (SECOM)
10/10/2019 14h18

Será lançado, na próxima quarta-feira (16), o programa "Parcerias pelo Pará – Agenda do Desenvolvimento, Emprego e Renda", iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Banco do Estado do Pará (Banpará), com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará. Voltado ao setor produtivo e poder público municipal, o evento, ocorrerá das 8h às 18h, no auditório do Sebrae Pará.

O "Parcerias pelo Pará" acontecerá nas 12 regiões de Integração do Estado a fim de difundir as políticas públicas de desenvolvimento em todo o território estadual. O evento de lançamento do programa já contempla a Edição Região de Integração Guajará com ações dirigidas prioritariamente para os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Marituba.

A programação é direcionada para empresas, empreendedores, gestores públicos municipais e técnicos. No dia 16, pela manhã, haverá palestras técnicas das 8h às 12h. No entanto, desde a abertura do evento, ou seja, das 8h às 12h, e das 14h às 18h, também será feito atendimento ao público, por equipes do Banpará, do CredCidadão e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), à disposição para apresentar e esclarecer dúvidas sobre as linhas de crédito incluindo de microcrédito para pequenos empreendedores e pessoas físicas.

Além das palestras técnicas, o “Parcerias” mobiliza as instituições para a apresentação de ações que possam estimular o setor econômico bem como abrir perspectivas de novos negócios e de investimentos. A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) vai estar à disposição dos gestores municipais, por exemplo, para orientar sobre a abertura e legalização de empresas, entre outras atividades práticas; a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) estará com o programa Primeiro Oficio para jovens de 14 anos a 24 anos de idade, e o programa Qualificação Profissional, também para jovens e adultos.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) estará a postos para conversar sobre processos e editais de financiamentos de Inovação. O Sistema de Cooperativas Brasileiras (OCB Pará) vai atender o segmento de Cooperativas e Associações; a Federação das Associações dos Munícipios do Estado do Pará (Famep) vai dialogar com as prefeituras e secretários municipais; o Sebrae atenderá empresários diversos.

Serviço: Mais informações podem ser obtidas junto à Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDICS), da Sedeme, pelo e-mail: ddics@sedeme.pa.gov.br/ e pelos telefones (91) 3110-2561 / 3110-2562. Inscrições podem ser feitas pela internet.