Seaster apoia participação de artesãos em feira nacional
Uma das missões assumidas pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) é apoiar o artesanato no Pará. Para tanto, a secretaria disponibiliza serviços aos artesãos, como o cadastro no Sistema de Cadastro do Artesão Brasileiro (SICAB) – que inicia nos municípios com a avaliação das peças, o fornecimento da carteira do artesão – elaborada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), além da organização e apoio para a participação em feiras de artesanato, locais e nacionais.
Entre os dias 6 e 16 de julho, 33 artesãos paraenses participaram da 18° Fenearte, que ocorre na cidade de Olinda, em Pernambuco. A Seaster esteve envolvida em todo o processo de participação dos artesãos no evento, desde sua mobilização até o transporte das peças e apoio durante a feira.
“Os artesãos ficam sempre muito interessados em participar, porque é mais uma opção de venda para eles. Os custos assumidos são apenas de passagem, alimentação e hospedagem, mas o stand é gratuito e os produtos também são transportados gratuitamente pela Seaster. Além disso, o artesanato paraense ganha visibilidade, já que se trata de uma feira nacional”, afirmou o técnico da Seaster Eugênio Tavares que acompanhou os artesãos durante.
A artesã paraense Ana do Cheiro também considera o apoio da Seaster uma importante plataforma de divulgação do seu trabalho e do artesanato paraense como um todo. “A Seaster é uma parceira muito importante para os artesãos, sempre se fez presente através de reuniões, do cadastro e da organização de feiras. Na Feira do Artesanato Paraense (Fesarte) – que é organizada pela secretaria acontece todo ano em dezembro – por exemplo, todos nós temos oportunidade de participar”, conclui.
Este ano, no stand do Pará, foram comercializadas mais de 39 mil peças, o que gerou uma movimentação financeira de pouco mais de 143 mil reais. Na edição anterior, foram mais de 50 mil peças e 260 mil reais. “A participação dos artesãos paraenses em feiras nacionais é uma importante estratégia da Seaster, ao possibilitar acesso a espaços mercadológicos adequados à divulgação e comercialização da produção artesanal, constituindo-se um mecanismo de aproximação dos artesãos com consumidores/lojistas, oportunizando negócios reais e futuros”, pontuou a coordenadora de empreendedorismo e economia solidária da Seaster, Dione Matos.