Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM MINAS GERAIS

Seel apoia 12 paraenses em disputa no Campeonato Brasileiro de Karatê

Por Carol Amorim (SEEL)
09/10/2019 15h02

O estado do Pará será muito bem representado na etapa final do Campeonato Brasileiro Interclubes de Karatê, disputado até o próximo domingo (13), em Uberlândia, Minas Gerais. Os atletas Nicolas Magalhães, João Cunha, Kerley Freitas, Péricles Nogueira, Lívia Vale, Arthur Nogueira, Maitê Honda, Bruna Robert, João Lima, Ademilton Júnior, Letícia Cavalcante e João Gabriel, apoiados pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), irão se reunir com mais caratecas de 25 estados diferentes.

“É importante ver o quanto o karatê tem crescido no Pará e ver cada vez mais atletas representando o Estado em competições de alto nível. Só de estarem na etapa final prova o quanto estamos no caminho certo, em incentivar as diversas modalidades”, disse o titular da Seel, Arlindo Silva.

Destaques em suas categorias, os caratecas têm títulos importantes em seus currículos, como o atleta João Lima, que começou a praticar o esporte aos seis anos na Academia Machida, local onde treina até hoje. Ele garantiu vaga na final do Brasileiro, em Manaus, quando foi campeão. Na última etapa, João vai disputar pela categoria Sênior.

“Essa será a segunda vez que participarei da categoria sênior, estou muito bem preparado, muito mais experiente e confiante que irei subir no lugar mais alto do pódium. Agradeço à Seel e ao Secretário, pois o apoio foi fundamental para a minha participação na grande final. A delegação paraense está muito mais forte que ano passado. Realizamos treinos com grande parte da delegação, o que proporcionou uma união da equipe. Temos atletas capazes de trazer medalhas em todas as categorias que disputarem”, conta João Lima.

Os atletas tiveram uma boa colocação nas cinco etapas classificatórias, em Brasília, Manaus, Recife, São Paulo e Porto Velho, para poder disputar vaga na grande final. “Estou muito feliz por estar presente nesta competição grande e tem um nível bom, o que é muito importante para qualquer atleta. A espera é boa, porque treinei muito para chegar na final e fazer bonito”, relata Péricles Nogueira, sub-14.

Breves - A delegação paraense ainda conta com a participação de três caratecas do município de Breves, arquipélago do Marajó. Ademilton Júnior, Letícia Carvalho, que irão disputar pela categoria sub-14. E, João Gabriel pela categoria Júnior.

Para participar da etapa final, João competiu em Porto Velho, no mês de agosto, uma das fases classificatórias do Brasileiro, quando ganhou prata. “Estou muito feliz em poder representar a minha cidade e o estado. Iremos dar o nosso melhor, pois sabemos do nosso potencial. As expectativas são enormes de chegar lá e trazer bons resultados para o Pará, com garra e determinação”, disse João Gabriel.

Letícia Cavalcante conquistou a vaga para a final na etapa de Recife, em maio. “É muito bom estar junto com a Seleção Paraense, da qual faço parte já tem quatro anos. Na competição, conhecemos outras culturas e técnicas que servirão para novas disputas. A experiência está sendo muito boa e vai ficar ainda melhor se conseguirmos conquistar nosso objetivo, que é a medalha de ouro”, frisa a carateca.

Entre as novidades para a atual edição do campeonato está a disputa por clubes, na qual os atletas vão representar suas respectivas federações e os seus clubes.

A Etapa Final do Campeonato Brasileiro Interclubes de Karatê é uma promoção da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), por meio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), em parceria com o Praia Clube Uberlândia, Minas Gerais.