Mudanças em benefício são tema de oficina para técnicos da Seaster

04/10/2019 16h48 - Atualizada em 04/10/2019 17h14
Por Rodrigo Sousa (SEASTER)

Técnicos que operam nos postos de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Belém participaram, na manhã desta sexta-feira (4), no auditório da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de uma oficina sobre as mudanças no seguro-desemprego, que a partir de agora pode ser solicitado pela internet.

A atividade foi ministrada pela técnica do Ministério da Economia, Aricele Almeida, que, ao longo do encontro, esclareceu dúvidas dos servidores sobre o atendimento, os direitos ao seguro-desemprego e o saque do benefício.

“Os trabalhadores não precisam mais se deslocar até um posto para dar entrada no seguro-desemprego, todo processo pode ser feito pelo celular. Vale ressaltar que a partir do indeferimento, dependendo do motivo, o trabalhador também pode recorrer da decisão pela internet”, explica Aricele.

A iniciativa da oficina surgiu a partir da necessidade dos servidores obterem mais esclarecimentos sobre o assunto. Recentemente, técnicos que operam nos postos do Sine na capital participaram de um treinamento de caráter nacional promovido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), para discutir as novas mudanças no seguro.

O diretor de trabalho e emprego da Seaster, Pedro Lúcio, afirmou que as atividades continuarão em virtude do seguro-desemprego web. “Deveremos dar sequência a esse trabalho de forma mais intensa, uma vez que o seguro-desemprego está atingindo a forma digital e nós estamos nos preparando para prestar todas as informações aos trabalhadores. Para isso, em um primeiro momento, estamos realizando capacitações para que nossos servidores possam brevemente prestar esclarecimentos sobre o assunto a sociedade”, disse.

Desde novembro de 2017, o atendimento via web já pode ser realizado pela internet, mas com algumas restrições. Com a abertura para novos processos, a expectativa é aumentar o número de atendimentos diários e reduzir os prazos de solicitações.

Para ter acesso aos serviços do seguro-desemprego por meio da internet, os trabalhadores e trabalhadoras podem baixar o aplicativo Sine Fácil nos seus aparelhos móveis ou acessar o portal Emprega Brasil da Secretaria de Trabalho do Governo Federal, no https://empregabrasil.mte.gov.br/.