Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Mutirão entrega de kits de higiene no Complexo Penitenciário de Santa Izabel

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
04/10/2019 11h33

Tratar os custodiados de forma mais humana e devolver a integridade para dentro do cárcere é um dos objetivos da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), que por meio das Diretorias de Administração Penitenciária (DAP); Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI); e Reinserção Social (DRS), iniciou mais uma ação positiva na Central de Triagem Metropolitana I (CTM I), localizada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, nesta quinta-feira (3).
 
Os 349 internos da CTM I receberam kits de higiene pessoal, uniforme padrão do sistema penitenciário, sandálias e barbeadores. Com o intuito de padronizar os procedimentos dentro do cárcere e implantar ordem e disciplina, o objetivo desta grande ação é alcançar todos os presídios do Estado, a começar pelo Complexo Penitenciário de Santa Izabel. A ação só finaliza quando todos os internos receberem os kits.
 
Para Belchior Machado, diretor de Reinserção Social (DRS), garantir a custódia da pessoa privada de liberdade com dignidade e respeito é dever do Estado e contribui positivamente para o cumprimento da pena. “Contribuir para a padronização de procedimentos e segurança do sistema demonstra que o Estado está cumprindo o seu dever em dar condições dignas à execução da pena de seus custodiados. Além disso, a ação garante condições básicas de direito ao entregar materiais de higiene pessoal a cada interno”, disse.
 
Segundo o diretor de Administração Penitenciária (DAP), Ringo Alex Farias, a ação tem um significado muito importante dentro do sistema carcerário. “A entrega dos kits de higiene: sandálias, uniformes e barbeadores, têm um significado muito importante. Isso mostra que todos os internos são vistos aos olhos da instituição e pela Lei de Execuções Penais como iguais. Além de humanizar a pena, isso dá uma outra roupagem, traz uma higienização mais adequada e sem dúvida melhora a identificação para entrada no bloco carcerário, trazendo ordem e disciplina. Isso é a humanização da pena”, afirmou o diretor.
 
Ringo ainda destaca o trabalho realizado pela Susipe desde o começo dessa gestão. “A gente vem avançando e a partir desse momento criando novos protocolos, como entrega desses materiais aos presos. Vamos intensificar isso nas outras unidades prisionais para que possamos avançar na qualidade de gestão do sistema prisional do estado do Pará, que é o objetivo principal do nosso secretário e do governo também. Queremos recuperar a capacidade de gestão da Susipe e devolver o controle do cárcere com qualidade para o estado”, concluiu o diretor da DAP. 

Por: Fernanda Cavalcante, sob orientação de Vanessa Van Rooijen