Polícia Civil promove evento para tratar sobre cuidados com a saúde da mulher em Belém
A Polícia Civil do Pará sediou, nesta quinta-feira (3), um encontro entre profissionais de saúde e servidores da corporação policial para debater sobre os cuidados com a saúde feminina. Denominado "I Encontro de Saúde da Mulher: Câncer de Mama e Colo de Útero", o evento trouxe ao auditório da sede da Delegacia-Geral, em Belém, temáticas voltadas a alertar especificamente as mulheres e a sociedade, de uma forma em geral, sobre a prevenção e o diagnóstico precoce dessas doenças. Organizado pela DAS (Diretoria de Atendimento ao Servidor da Polícia Civil), a programação marca o lançamento da campanha do "Outubro Rosa" e do "Novembro Azul" dentro da Instituição Policial.
Titular da DAS, a delegada Socorro Bezerra explica que o evento objetivou levar a discussão ao servidor público da Polícia Civil, em especial às mulheres, sobre os cuidados com a saúde. A primeira palestra foi com o médico ginecologista da DAS, Antonio Carlos Figueiras, que falou sobre aspectos da prevenção e do tratamento da saúde da mulher.
Em seguida, o médico oncologista Sâmio Pimentel Ferreira, da Clínica Ser Oncológica, falou sobre prevenção e a realidade brasileira. Gemille Sales e Joseane Damasceno, do Grupo Laços de Amor, instituto que presta apoio a pessoas com diagnóstico de câncer, estiveram presentes na palestra, para falar sobre o trabalho que desenvolvem para ajudar os pacientes. Gemille foi acometida de câncer de mama, passou por tratamento com sessões de radioterapia e quimioterapia, e atualmente está curada da doença. "Não podemos durante o tratamento desistir. Temos sim que enfrentar. A fase de luto todos nós passamos no início. Passada essa fase, todos temos que lutar e lutar para vencer", ressalta. Outro assunto do evento foi a sexualidade feminina e a saúde íntima feminina abordados pela fisioterapeuta Carla Almeida Fernandes.
A DAS se preocupa com a saúde física e mental do servidor da Polícia Civil. "É importante que a mulher tome cuidado com a saúde, que procure o médico e que realize anualmente seu preventivo para que tenha uma vida mais saudável", detalha. A delegada ressalta que, durante os meses de outubro e novembro, a DAS vai realizar ações de prevenção e de orientação aos servidores da Polícia Civil. "Os servidores da DAS estarão visitando as Unidades Policiais diariamente, em Belém e Região Metropolitana de Belém, para orientar sobre como prevenir e como tratar tanto o câncer masculino como o câncer feminino", explica. Além das palestras dos profissionais de saúde, o evento contou com orientações sobre tabagismo realizadas por técnicas da Sespa (Secretaria de Saúde Pública do Estado).
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada no mês de outubro voltada a alertar especificamente as mulheres e a sociedade, de uma forma em geral, sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. O Novembro Azul é uma campanha voltada a conscientizar, em especial, os homens, mas que atinge também a sociedade como um todo, como forma de alertar para a importância do cuidado com a saúde masculina, e para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.