Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Obras na orla da Vila de Marudazinho iniciam na próxima semana

Por Barbara Brilhante (PGE)
03/10/2019 14h02

O anúncio do início das obras foi feito na quarta-feira (2), durante reunião da Sedop com os moradores da vila.As obras na orla da Vila de Marudazinho, localizada no município de Marapanim, no nordeste do Estado, iniciam na próxima semana. O anúncio foi feito na quarta-feira (2), durante reunião da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), com os moradores da vila. 

“Esta é uma obra muito esperada pela comunidade, porque há dois anos a orla vem sofrendo com um processo acelerado de erosão, intensificado pelo período de chuvas. A ideia é dar à comunidade um espaço seguro para moradia e atividade comercial”, explicou o secretário adjunto de Gestão de Obras da Sedop, Arnaldo Dopazo. A reunião contou ainda com a presença dos vereadores José Felipe de Moraes (Zeca) e Domingos Oeiras (Domingão), e da deputada estadual Paula Gomes.

Vistoria - Durante toda a manhã, técnicos da Sedop estiveram no município para um levantamento sobre a real situação do espaço. “A erosão corroeu, em média, 60 metros da margem do rio. Por isso, para evitar que este processo avance, vamos acelerar o início das obras”, complementou Arnaldo.

Os serviços iniciarão na próxima terça-feira (8), a partir do Barracão de São Pedro. O muro de contenção terá, ao todo, 236 metros de extensão, que serão construídos com serviços de drenagem e urbanização.

Durante toda a manhã, técnicos da Sedop estiveram no município para um levantamento sobre a real situação do espaço. “Além do muro, vamos reaterrar e construir um sistema de drenagem, que vai evitar que o impacto da água pluvial escave a base de sustentação do muro de contenção e provoque novas erosões. Também será feita a revitalização de parte da orla, que foi destruída pela erosão”, concluiu o secretário.

Otimismo - A Vila é um logradouro situado no bairro Centro da cidade, que tem o extrativismo do açaí como principal atividade comercial. Nos últimos anos, os moradores viram parte da orla ser destruída pela força das águas do Rio Marapanim.

A comerciante Maria Oneide Teixeira, de 54 anos, que esteve presente na reunião, é moradora da área há 25 e percebeu a diferença na movimentação da cidade, nas férias escolares, após os problemas na orla. “A gente costumava vender bastante e receber muita gente nestes períodos. Mas, com a orla quebrada, percebemos uma diminuição. Por isso, a revitalização desse espaço vai ser um presente pra comunidade”, disse.

Retomada – A obra na orla da Vila de Marudazinho é mais um dos projetos que vêm sendo retomados pelo Governo do Estado, através da Sedop, após seguirem parados. Na última sexta-feira (27), o governador Helder Barbalho assinou, no Palácio do Governo, em Belém, a ordem de serviço para a construção do muro. O valor investido será de mais de R$ 1,5 milhão e o prazo previsto de conclusão das obras é fevereiro de 2020.

Na reunião ficou definido que os serviços iniciarão na próxima terça-feira (8), a partir do Barracão de São Pedro. O muro de contenção terá, ao todo, 236 metros de extensão, que serão construídos com serviços de drenagem e urbanização.