Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDIÇÃO CÍRIO 2019

Coleção 'Joias de Nazaré' será atração maior no Mini Festival do Chocolate

Por Valéria Nascimento (SECOM)
02/10/2019 19h10

Diversas em estilo e designers, todas as peças da coleção têm duas características em comum: são Origem Pará e seguem as exigências do mercado. O Mini Festival do Chocolate, Flores e Joias da Amazônia – edição especial Círio 2019 apresentará a coleção “Joias de Nazaré – Peregrinos na Fé de Maria” como atração maior. São mais de 100 peças, entre pingentes, anéis, colares, pulseiras, berloques, terços e escapulários, criadas por 19 designers e produzidas por microempresas e empreendedores individuais do Programa Polo Joalheiro do Pará. O evento começa nesta sexta-feira (4) e vai até domingo (6), com entrada franca. 

Prometendo limpar os olhos com a beleza das joias, das flores e terrários amazônicos, além do chocolate origem Pará, a edição especial do Círio entra no clima da Festa de Nazaré e traz uma ampla vitrine de produtos genuinamente paraenses, com ótimas opções para se presentear toda a família. 

A coleção “Joias de Nazaré – Peregrinos na Fé de Maria” chega à 16º edição, dentro do Mini Festival, com mais de 100 peças produzidas em ouro, prata, gemas vegetais ou minerais que resultam em preciosos itens, alguns com aplicações de materiais inusitados do ambiente da floresta amazônica, como chifre de búfalo e madeira imbuia.

Diversas em estilo e designers, todas as peças da coleção têm duas características em comum: são Origem Pará e seguem as exigências do mercado. A direção criativa da mostra é da designer paraense e professora do curso de Design de Produtos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rosângela Gouvêa. 

A direção criativa da mostra é da designer paraense e professora do curso de Design de Produtos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rosângela Gouvêa. Delícia

Além da exposição “Joias de Nazaré 2019”, o Mini Festival traz os chocolates de origem Pará e as flores tropicais cultivadas na Amazônia, a exemplo de terrários e suculentas. Tudo pensado para acolher os paraenses e quem estiver de passagem por aqui. Esta edição terá, inclusive, uma oficina conduzida por crianças, num formato de criança para criança, bem simples, para que a meninada possa se divertir conhecendo os chocolates locais.

“Nossas perspectivas são as melhores. O Pará tem um crescimento exponencial no segmento da cacauicultura, da floricultura e ainda no âmbito da economia atrativa, cuja rede de empreendedores mobilizada e estimulada pelo Espaço São José Liberto, é um ótimo exemplo’’, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima. 

A realização da 5ª edição do Mini Festival Chocolate, Flores e Joias 2019 é do Governo do Pará, numa articulação conjunta das Secretarias de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap) e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), com parcerias do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e Sebrae Pará.

Serviço:

Mini Festival Chocolate, Flores e Joias – Edição especial Círio de Nazaré 
Local: Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro (Praça Amazonas, s/n, no bairro do Jurunas, em Belém)
Dias e Horários: Sexta (4) e sábado (5), de 9h às 18h, e domingo (6), de 10h às 16h. A entrada é franca.

Ficha Técnica:

Participam da coleção “Joias de Nazaré 2019” as marcas paraenses: DaNatureza, BL Joias e Acessórios, HB Design, Ivete Negrão, José Leuan, Rosa Castro, Yemara Ateliê, Francileudo Furtado e Rahma. 

Também são responsáveis pelas criações, os designers e empreendedores criativos: Altairley Mendonça, Brenda Lopes, Fábio Monteiro, Leila Vale, Rosáurea Simões, Isabela Moraes, Vivianne Gonçalves, Jorge Gabriel, Igor Lobato, Ivam Pereira e Nilma Arraes, Helena Bezerra, Ivete Negrão, Jéssica Carvalho, José Leuan, Joseli Limão, Jorge Duarte, Leila Nunes, Lídia Abrahim, Rosa Castro, Gabriele Menezes e Hélio Thiaraju; e ourives e prestadores de serviço de ourivesaria para a produção da coleção: Francileudo Furtado, Helena Bezerra, Emerson Bezerra, Ourogema, Irlândio Matos, Elize Lima e Rahma; e os lapidários: Leila Salama e Joelson Lameira.