Polícia desarticula quadrilha que planejava roubo de um avião
O trio foi autuado em flagrante por Associação Criminosa e encaminhado à Central de Triagem de Santarém, onde permanecerá à disposição da justiça.A Polícia Civil do Pará prendeu, na última terça-feira (1°), Marciel dos Santos, Luís Gonzaga Neto e José Ataígo Alves Barbosa, suspeitos de estarem planejando o roubo de um avião de pequeno porte (mediante sequestro do piloto). O objetivo da ação era o roubo de 60 quilos de ouro de um garimpo da região de Santarém, no oeste paraense.
De acordo com as investigações, a associação criminosa, liderada por Marciel ou “Ciel”, como também é conhecido, veio para Santarém há cerca de uma semana com o intuito de fretar um avião para supostamente transportar operários de uma empresa de mineração. Os homens foram presos no interior de um hotel localizado no centro comercial da cidade de Santarém.
A ação foi realizada por meio do Núcleo de Apoio à Investigação no Baixo e Médio Amazonas (NAI/BMA), sob o comando do titular do departamento, delegado Silvio Birro, juntamente com a Polícia Militar de Santarém e Itaituba.
Birro afirma que, no trajeto da referida viagem, os suspeitos simulariam a necessidade de se fazer um pouso improvisado, ocasião em que surpreenderiam o piloto e tomariam a aeronave de assalto. Segundo o delegado, diante disso, com a ajuda de um piloto próprio, seguiriam com o avião para um esconderijo, onde ficariam à espera para a execução da segunda etapa do plano, que seria o roubo do ouro.
"Para potencializar o seu poder de convencimento, visando fretar o avião, o grupo chegou a mandar fabricar uniformes falsos de uma suposta empresa de mineração, material esse encontrado em poder dos presos no hotel”, enfatiza Birro.
No local, foram encontrados vários elementos indicativos de provas da ação criminosa, como documentos, anotações, falsos uniformes, celulares. O trio foi autuado em flagrante por Associação Criminosa e encaminhado à Central de Triagem de Santarém, onde permanecerá à disposição da justiça.