Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FÉ E DEVOÇÃO

Servidores e comunidade participam do 12º Círio da Segup

Por Laís Menezes (PC)
02/10/2019 14h44

A manhã desta quarta-feira (2) foi marcada por emoção e homenagens à Virgem de Nazaré. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) realizou o 12º Círio do órgão, que contou com a participação de servidores, moradores e escolas do entorno. Cerca de 300 pessoas participaram da celebração.

O evento contou com uma pequena peregrinação, com a condução do padre Eloi Wayth. A procissão saiu da rua Arciprestes Manoel Teodoro, indo pela rua 16 de Novembro, em seguida avenida Conselheiro Furtado, travessa Apinagés, rua dos Tamoios, avenida Padre Eutíquio, voltando pela avenida Conselheiro Furtado, travessa São Pedro e chegando novamente na Arciprestes Manoel Teodoro, na sede da Segup.

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, essa é uma oportunidade única para os servidores, já que os agentes da segurança pública de modo geral trabalham durante as procissões do Círio e não podem acompanhar como romeiros.

“Nós somos muito envolvidos no planejamento e na atuação nos dias das festas e normalmente não participamos por estarmos trabalhando, então é muito importante termos um momento como esse para que os servidores da Segup e do Sistema de Segurança possam fazer suas homenagens a Nossa Senhora de Nazaré, para que renovem sua fé e se integrem. É um momento de renovar nossas esperanças”, afirmou Ualame Machado.

A teresinense Ana Martins, que há 18 anos vem a Belém para o Círio de Nazaré, aproveitou oportunidade para participar da pequena procissão. “Como sempre é linda a festa de Nossa Senhora de Nazaré, cada homenagem que fazem a ela é emocionante. Fiquei muito feliz em participar. É muita emoção, muita fé, muita alegria, é algo inexplicável”, assegurou a devota.

Após a peregrinação, foi realizado um momento de oração, que contou com a presença do bispo auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman. As homenagens puderam ser feitas à imagem peregrina oficial utilizada nas procissões do Círio.

Para a Júlia Ferreira, diretora de planejamento e monitoramento da Segup, o momento é de agradecer. “Gratidão, meu sentimento sempre é de gratidão, é uma coisa impressionante como esse momento transforma as pessoas e isso transcende a religião católica, é algo que todos se envolvem. É um momento de congregação, de amizade, é como se todos quiséssemos ser melhor, a cidade se transforma, e espero que isso perdure pelo resto do ano”, avaliou.