Servidores da AGE debatem combate à corrupção na gestão pública
Cerca de 200 servidores públicos estaduais da área de controle interno participaram nesta terça-feira (1º), no auditório do Igeprev (Instituto de Gestão Previdenciária do Pará), em Belém, do workshop que discutiu o combate à corrupção e o fortalecimento da gestão pública.
O palestrante foi o controlador-geral do Rio de Janeiro, Bernardo Barbosa, que fez uma explanação sobre as formas de identificar e prevenir a corrupção na administração pública. Segundo ele, o conhecimento é fundamental para que os servidores possam tomar decisões dentro da legalidade, sem se deixar enganar na execução de processos envolvendo recursos públicos.
Tema contemporâneo - O tema corrupção é um dos mais atuais do momento político brasileiro, devido às ações da Operação Lava Jato, que trouxe à tona o envolvimento de políticos, empresários e agentes públicos no desvio de dinheiro público.
O titular da Diretoria de Combate à Corrupção da Polícia Civil do Pará, Herbert Renan Souza, também participou do evento, demonstrando o comprometimento do governo com a política de combate a todas as irregularidades financeiras e administrativas que possam prejudicar o uso legal do dinheiro público.
O evento fez parte das ações do Programa AGE Capacita, implantado pela Auditoria-Geral do Estado (AGE). Segundo o auditor-geral Giussepp Mendes, o programa já permitiu a realização de outros cursos de capacitação de agentes públicos neste ano.