Corpo de Bombeiros faz simulado para auxiliar na prevenção do Círio 2019
O 1° Grupamento Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Pará está cumprindo seu cronograma de preparação para atuar em eventos de grande complexidade. Na manhã desta terça-feira (1°), o efetivo realizou, no Edifício Importadora, na avenida Presidente Vargas, um “Simulado Operacional de retiradas de vítimas em edificações verticais”.
O objetivo foi capacitar militares para uma possível intervenção nos eventos da Trasladação e Círio 2019. O treinamento trabalhou os aspectos da preparação técnica e psicológica diante dos cenários externos com grande concentração de público, permitindo maior percepção dos riscos, atenção e segurança dos profissionais durante atuação operacional.
O soldado Alberto, especialista neste tipo de ocorrência, ressalta a necessidade dessas atividades. “É a primeira vez que a corporação vai atender desta forma na Trasladação e no Círio. Antes, o atendimento era somente pré-hospitalar, mas entendeu-se que havia uma necessidade de ampliar os serviços e intervir nos prédios devido ao acúmulo de pessoas nas sacadas, sendo assim, iremos trabalhar nesta prevenção, levando segurança à população”.
Nos dias das procissões, os militares irão atuar nos prédios em seis pontos específicos no decorrer da Presidente Vargas e Magalhães Barata, estabelecendo guarnições e equipamentos e oferecendo todo o suporte para os promesseiros, como destacou o Subcomandante do 1º GBS Major Erivaldo. “Esses treinamentos são essenciais para todos os eventos, pois assim teremos uma tropa mais treinada para uma atuação segura junto à sociedade”.