Exposição da corda do Círio leva quase 5 mil pessoas à Estação das Docas
Um dos maiores símbolos das duas grandes romarias pode ser visto até o dia 12 de outubroA oportunidade de estar mais próximo da corda que puxa a berlinda de Nossa Senhora de Nazaré nas duas grandes romarias da Festividade – Trasladação e Círio – já levou à Estação das Docas, em Belém, cerca de 5 mil pessoas , somente nos primeiros três dias de exposição. É a primeira vez que o complexo turístico e cultural expõe um dos grandes símbolos da maior festa católica do Brasil, desde o último sábado (28) até a véspera do Círio, sábado (12), sempre das 10 à meia-noite.
A centenária Festividade de Nazaré é exemplo de tolerância religiosa, de como a fé contagia a todos nesse período. É o que reforça a atitude de Reginaldo Silva, 44 anos, que mesmo não sendo católico levou a família para ver a corda. “É impossível não enxergar a beleza que é essa relação do povo do Pará com o Círio de Nazaré. Apesar de ser de outra religião, respeito e admiro muito a fé dos devotos”, afirmou.
Antônio José Lima, 53 anos, é carioca e acompanha o Círio desde que veio morar em Belém, aos 12 anos. Para ele, a exposição da corda na Estação das Docas é um atrativo a mais para o turista. “Além de poder apreciar a beleza desse lugar, da nossa orla da Baía do Guajará, e provar do melhor da nossa gastronomia, o turista também poderá estar mais próximo da corda e sentir a energia que ela transmite. Assim, quem sabe pode tentar entender porquê ela é tão importante para nós”, frisou.
Momento único - Segundo ele, é um momento único para devotos que nunca acompanharam o Círio na corda. “Essa também é uma grande oportunidade para nós, conterrâneos, principalmente para aqueles que, assim como eu, nunca acompanharam a procissão na corda, e agora podem vê-la de perto e fazer suas orações”, acrescentou.
Quem estiver na Estação das Docas para visitar a corda também poderá ver a exposição fotográfica itinerante “Guarda de Nazaré 45 anos de amor e fé”, nos armazéns 1 e 2. A visitação gratuita é durante o horário de funcionamento do complexo, das 10 à meia-noite, exceto nos dias 12 e 13 de outubro, quando o complexo altera o horário de funcionamento devido à Trasladação e ao Círio.
A exposição da Corda do Círio 2019 é uma realização do Governo do Pará, por meio da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, com apoio da Diretoria da Festa de Nazaré, da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e da Polícia Militar.
Horário de funcionamento da Estação das Docas:
Segunda e terça-feira – das 10 h à meia-noite
Quarta – das 10 h a 1 h da madrugada
Quinta, sexta e sábado – das 10 às 2 h
Domingo – das 09 à meia-noite
Dia 11 (sexta-feira) – das 10 às 2 h
Dia 12 (sábado) – das 8 às 16 h (neste dia, o estacionamento abrirá às 06 h)
Dia 13/10 (domingo) – das 16 à meia-noite