Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TEMPO REAL

Versão 2019 do aplicativo 'Kd a Berlinda' já está disponível

A nova versão inclui novo layout, mais informação e interatividade

Por Luiz Flávio (PRODEPA)
30/09/2019 11h38

A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) vai disponibilizar a partir desta segunda-feira (30) a versão 2019 do aplicativo de navegação online “Kd a Berlinda”, que monitora em tempo real as 12 romarias oficiais do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Lançado em 2012, o aplicativo permite que o usuário saiba a localização exata da berlinda que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O app está disponível de forma gratuita em três plataformas: Android, iOS (Iphone e Ipad) e navegador web. Em 2018 foram registrados 600 mil acessos e a  expectativa para este ano é que esse número suba para 800 mil até o final da programação.

A versão 2019 inclui entre suas principais novidades um banco de imagens de cartazes do Círio para baixar; fotos em tempo real das procissões; novo design e melhorias em seu desempenho. Outra funcionalidade disponível é a indicação de pontos de bloqueio (com horário de início e término) das vias de trânsito em cada Romaria, com indicação em cores para cada órgão: Polícia Militar-BPRV (Vermelho), Guarda Municipal (Azul), Detran (Verde) Semob (Amarelo). Além de indicar os pontos de apoio da Cruz Vermelha.

O presidente da Prodepa, Marcos Brandão explica que o aplicativo é um grande sucesso porque presta um importante serviço aos paraenses e turistas. “Em meio a grandiosidade desse evento que é um dos mais importantes para o Estado do Pará, seja para a cultura, para a fé, como também para a economia local, é muito importante ajudar quem precisa encontrar a imagem peregrina”, destaca.

Hitoshi Yanaguibachi, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema, explica que o “Kd a Berlinda" surgiu com o objetivo de facilitar a vida dos romeiros do Círio. “A Prodepa, como órgão de tecnologia do Estado, precisa oferecer para o cidadão facilidades para poder acessar esses eventos de forma mais cômoda. Muitas vezes a pessoa não tem condições de ir ao Círio, mas quer acompanhar o que está acontecendo na festividade de onde estiver”.

Todas essas novidades visam atrair cada vez mais os turistas como explica o diretor de Desenvolvimento de Sistemas, Gustavo Costa. “Para nós a principal importância do aplicativo é a de divulgar e incentivar o turismo religioso no Estado com as principais informações sobre esse grande momento de fé que atrai milhares de pessoas com muito mais informação e interatividade”.

O serviço possui ainda outras  funcionalidades que foram aprimoradas: mapa de navegação com localização em tempo real, percursos e pontos de referência (com opção de traçar rotas de qualquer local até eles); agenda completa com locais de partidas/chegadas e horários de procissões e romarias oficiais; link de redirecionamento para transmissão ao vivo (via streaming da Prodepa) pela tv e rádio Cultura; tradução para Inglês; notificações push com alertas para atualizar de tudo que acontece sem que precise desbloquear o celular ou clicar para acessar o app; histórico e um tutorial de uso.

Como funciona o App "Kd a Berlinda:

- O aplicativo é um sistema georreferenciado onde as coordenadas de localização da berlinda são capturadas por GPS, em tempo real, permitindo aos romeiros e fiéis acompanharem o trajeto percorrido e o tempo de cada procissão.

- O aplicativo foi lançado em outubro de 2012 e já recebeu diversas atualizações e está disponível nas plataformas Android e IOS. Além disso, está disponível em Português e Inglês.

- Dentre as funcionalidades, é possível localizar a berlinda, acompanhar a romarias, assistir ao vivo a transmissão, o histórico de onde a berlinda já passou e um tutorial de como usar o aplicativo.

- Com ele, é possível verificar, também, outras opções de trajeto, o que auxilia o usuário a ir de um ponto a outro, não necessariamente onde a berlinda esteja.

- No site do Kd a Berlinda, acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, é possível acompanhar o trajeto percorrido. São usadas aplicações ajustáveis, que se adaptam ao tamanho da tela. A página é acessada com todas as funcionalidades, independente do dispositivo usado, seja computador, tablet ou celular.