Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

Iasep alerta para importância da prevenção de doenças cardíacas

Por Ádria Azevedo (SECOM)
29/09/2019 13h52

Há três anos, o aposentado José Nascimento foi diagnosticado com arteriosclerose, uma doença cardiovascular que enrijece as paredes das artérias. Desde então, já realizou vários procedimentos para tratar o problema, tudo por meio do plano oferecido pelo Iasep (Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará). As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no planeta. Por isso, foi criado o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de Setembro, com o objetivo de alertar sobre a importância de cuidar desse órgão vital.Sede do Iasep em Belém, referência para segurados da Região Metropolitana

De acordo com o Ministério da Saúde, por ano 300 mil brasileiros sofrem infarto agudo do miocárdio, sendo 30% dos casos fatais. Especialistas afirmam que o diagnóstico precoce ajuda muito no tratamento e controle das doenças cardíacas, que podem se agravar com o passar do tempo.

Sintomas – Simone Maranhão, auditora médica do Iasep, destaca os principais sintomas que podem alertar para a necessidade de consultar um cardiologista com urgência. “Dor de cabeça, formigamento no braço, cansaço fácil, falta de ar, palpitações e dor no peito podem indicar doenças cardiovasculares, que podem levar a complicações mais graves, como um infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral)”, explica. Há fatores de risco para essas doenças, como hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo, estresse, histórico familiar e problemas na tireoide.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazer atividades físicas e manter uma alimentação adequada ajudam a combater as doenças que mais afetam o coração. “Alimentação e atividade física são fundamentais. Deve-se evitar gordura, fritura e alimentos muito condimentados. A atividade física precisa ser avaliada por um profissional para saber qual exercício seria mais adequado ao paciente e, assim, evitar outras complicações”, reforça Simone Maranhão.

Aos 73 anos, José Nascimento faz o controle da arteriosclerose e hipertensão. Além de remédios, dieta e acompanhamento médico, ele precisa fazer atividade física pelo menos cinco vezes por semana. “Hoje eu preciso fazer uma dieta rígida. Nem sempre consigo, mas procuro obedecer às regras. E faço quase uma hora de caminhada por dia, e ando muito de bicicleta também”, relata.

José Nascimento é segurado há quatro anos, e conta como o Instituto tem ajudado em seus tratamentos. “Sempre fui muito bem assistido pelo Iasep. Precisei fazer cirurgia de catarata nas duas vistas. De um lado eu estava completamente cego. Agora já enxergo melhor. Já fiz três vezes cateterismo e angioplastia, além de outros procedimentos em que fui bem atendido, graças a Deus”, afirma.

Cobertura – O Iasep oferece diversos serviços a pacientes com problemas cardíacos, e disponibiliza especialidades e exames específicos, essenciais para procedimentos de prevenção e orientação nutricional.

O Instituto ainda proporciona, dependendo da condição, a possibilidade de ampliação das cotas de exames e consultas, por meio do Programa de Procedimentos Adicionais, que oferece o benefício a segurados com doenças crônicas, como José Nascimento. Saiba mais sobre o programa aqui.

*Colaboração: Thâmara Magalhães