Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE

HGT investe na melhoria dos alimentos para pacientes com dificuldade de engolir

Por Cleyton Rogério (HGT-Tailândia)
28/09/2019 13h41

O treinamento visa facilitar a nutrição de pacientes com disfagiaProporcionar bem-estar e evolução do estado clínico, evitando engasgo, broncoaspiração de alimentos e até pneumonia, são alguns dos principais objetivos da adaptação da consistência de alimentos servidos a pacientes com dificuldade de mastigar e engolir alimentos (disfagia), internados no Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense.

A preocupação com os alimentos oferecidos aos pacientes com esse problema levou a nutricionista Patrícia Manfredi, da unidade hospitalar, com o apoio da profissional de Fonoaudiologia do HGT, Deriane Pascoal Flores, a capacitar a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética para a preparação dos alimentos com a consistência ideal para a necessidade de cada usuário.

“Os públicos-alvos são as nutricionistas e as copeiras, para obter a forma eficaz e mais segura da consistência alimentar, garantindo todos os nutrientes necessários. As dietas são elaboradas considerando o estado nutricional e fisiológico das pessoas, e em situações hospitalares, devem estar adequadas ao estado clínico, além de proporcionar melhoria na sua qualidade de vida”, destacou Patrícia Manfredi.As orientações foram repassadas às nutricionistas e copeiras

A fonoaudióloga Deriane Pascoal Flores orienta o preparo de alimentos nutritivos e sem risco de broncoaspiração. “A produção é realizada conforme as manifestações clínicas e limitações que o paciente apresenta. As consistências são adaptadas conforme a disfagia apresentada”, observou.

A disfagia é uma alteração na deglutição e pode ser considerada uma doença de base, podendo acometer qualquer parte do trato digestivo, da boca até o estômago. Além de ser uma alteração, a disfagia pode ser um sintoma comum de várias doenças.

Consistência - Por isso, a nutricionista clínica do HGT ressaltou a importância do cuidado com a consistência da alimentação servida aos pacientes. “As copeiras precisam estar atentas às consistências definidas pela fonoaudióloga, porque qualquer inadequação pode causar risco ao usuário, que pode broncoaspirar o alimento e desenvolver uma pneumonia broncoaspirativa”, alertou.

A prescrição da consistência ideal para cada caso visa preservar o estado nutricional do paciente, por ter um papel co-terapêutico em doenças crônicas e agudas. “O cuidado do setor SND estende-se ainda ao cozimento correto dos alimentos, consistências homogêneas para liquidificar as refeições. Em alguns casos é necessário, inclusive, coar a pasta. Há ainda um espessante usado em casos de pacientes que não podem ingerir líquidos, sendo necessário 'engrossar' a água”, explicou Patrícia Manfredi.

O trabalho da fonoaudióloga é importante para melhorar o quadro clínico dos pacientesDurante as terapias, o trabalho da fonoaudióloga é importante para auxiliar com manobras para engolir e evitar que resíduos de alimentos sejam broncoaspirados. Por isso, os alimentos devem ser ingeridos em forma de purê, líquidos mais grossos, desfiados ou amassados com um garfo.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade hospitalar do Governo do Pará, com gerenciamento da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.